Póvoa de Lanhoso, Turismo

“Garfe, Aldeia dos Presépios” na Póvoa de Lanhoso já encanta visitantes

Presepios de Garfe 2015 cAbriu, no passado dia 13 de dezembro, a 14ª edição da iniciativa “Garfe, Aldeia dos Presépios”, iniciativa promovida pela Fábrica da Igreja Paroquial de Garfe, pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e pela Junta de Freguesia de Garfe. E, nesse primeiro dia, já recebeu excursões com visitantes.

O Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, esteve presente assim como o mentor de toda esta iniciativa, o pároco Padre Luís Fernandes, que, de entre outras considerações, recordou o início desta iniciativa – num ano de vários falecimentos, o objetivo foi o de animar a população na época do Natal. Esteve ainda a vice-presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Gabriela Fonseca, e o Vereador para a Cultura e Turismo, Armando Fernandes; o Presidente da Assembleia Municipal, Amândio Oliveira; o Presidente da Junta de Freguesia, Paulo Ferreira; e o padrinho deste ano do evento, o padre Sanches, de entre outras presenças.

O Vereador para a Cultura e Turismo da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Armando Fernandes, relevou, na sua intervenção, o trabalho desenvolvido pela comunidade garfense, sob a liderança do Padre Luís Fernandes. “É com redobrado prazer que estou aqui hoje. Enquanto responsável pelos Pelouros da Cultura e Turismo sinto uma enorme satisfação por representar a Câmara Municipal nesta parceria, que tem projetado o nome desta freguesia e de todo o concelho para além fronteiras, numa lógica integrada de promoção turística que apelidamos de ‘estrela de Natal’. Além disso, porque sou garfense, é com enorme orgulho que vejo os meus conterrâneos envolvidos numa iniciativa que promove a união e o convívio”, referiu.

De recordar que, este ano, o projeto “Garfe, Aldeia dos Presépios”, foi o mais votado no Orçamento Participativo da Câmara Municipal. “Estão de parabéns todos aqueles que trabalharam afincadamente para que este projeto fosse um vencedor do orçamento participativo. Este ano pudemos dar mais brilho à aldeia dos presépios. Mas o empenho e a dedicação dos garfenses foi a mesma de sempre. Muito obrigado, por isso”, salientou o Vereador. Muito embora no próximo ano não haja orçamento participativo, Armando Fernandes referiu que “a Câmara Municipal irá continuar a apoiar esta iniciativa, tal como o fez nos últimos anos”.

O programa do dia de abertura englobou um desfile de Natal com a Fanfarra do Agrupamento CNE 1109 de Garfe, com início desde junto à Igreja Paroquial até ao local onde estão em exposição bem perto de mil presépios da coleção privada do pároco de Garfe, Padre Luís Peixoto Fernandes. Depois, a fanfarra conduziu convidados e população até junto às antigas instalações da AMI, onde se encontra um dos 18 presépios desta edição e onde decorreram as intervenções das entidades oficiais e a atuação do conhecido Padre Borga e sua banda, com o espetáculo “Gente de Fé”. O programa do dia inicial englobou ainda a celebração de uma eucaristia no presépio do Carvalhinho e uma sessão de fogo-de-artifício em simultâneo junto de cada exemplar.

O dia ficou ainda marcado pela abertura do Mercadinho de Natal, junto às antigas instalações da AMI. Esta iniciativa irá ainda decorrer nos dias 20 e 27 de dezembro e no dia 3 de janeiro (domingos), entre as 14h00 e as 18h00.

O passeio pedestre pela Aldeia dos Presépios acabou por ser antecipado para sábado, dia 12 de dezembro, tendo contado com cerca de 60 participantes, que percorreram os presépios que já estavam finalizados.

O programa desta iniciativa engloba ainda, no dia 20 de dezembro, a apresentação da peça de teatro “Limpezas Maria da Fonte”, uma produção do Theatro Club, no dia 27 de dezembro, o espetáculo “Fado em Oração” e no dia 3 de janeiro, o encontro de Cantares das Janeiras, momentos agendados para as 15h30, junto às antigas instalações da AMI.

De lembrar também que a estratégia “Póvoa de Lanhoso, a estrela do Natal” engloba as iniciativas “Diverlanhoso, Aldeia Natal”, que termina no dia 27 de dezembro, e “Garfe, Aldeia dos Presépios”, que decorre até 3 de janeiro de 2016.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *