Economia, Seia, Sociedade

Natal no comércio local de Seia

pinheiros natal-(5)Um pinheiro de Natal verdadeiro em cada estabelecimento comercial, em complemento ao concurso que premeia as compras no comércio tradicional, à isenção de pagamento de estacionamento nas principais artérias da cidade e à iluminação natalícia e som de rua integram a campanha de incentivo à compra no comércio de Seia.

Sob o mote de uma decoração sustentável, a autarquia senense lançou, pelo segundo ano consecutivo, o desafio de um pinheiro de Natal verdadeiro por cada estabelecimento comercial, ao que responderam cerca de 250 comerciantes. Na génese da distribuição dos pinheiros bravos está a preservação da floresta, enquanto medida de prevenção de incêndios, concretizada nos desbastes de pinheiros bravos levados a cabo pelo serviço de Silvicultura Preventiva do Gabinete Florestal do Município de Seia.

Durante esta época natalícia, a Associação Empresarial da Serra da Estrela (AESE) também volta a premiar as compras realizadas no comércio. A campanha decorre até 4 de janeiro e consiste na atribuição de um cupão para o concurso, por cada 20 euros de compras nas cerca de 90 lojas aderentes. Em jogo estão um total de 30 prémios, sendo os dois primeiros viagens para duas pessoas aos Açores (oferta da Câmara Municipal de Seia) e à Madeira (oferta da União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros) e o terceiro um fim de semana no Algarve para duas pessoas (oferta da AESE). O sorteio vai realizar-se a 13 janeiro no jantar da Associação.

A isenção do pagamento de tarifas de estacionamento em todas as zonas de estacionamento de duração limitada de Seia é outra das ações que procuram incentivar os munícipes e turistas a fazerem as suas compras nas zonas comerciais da cidade, uma medida que estará em vigor até ao dia 5 de janeiro.

 

Iluminação de Natal assinala época festiva

A cidade ganha, ainda, especial brilho e vida nesta quadra natalícia, ostentando iluminação natalícia nas principais artérias da cidade, complementada pelo entoar de cantos de Natal do som de rua, resultado das parcerias estabelecidas entre a Câmara Municipal de Seia, a Associação Empresarial da Serra da Estrela e a União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros.

A Câmara assegura a colocação de iluminação na Av. Luís Vaz de Camões, Av. 1º de Maio, Praça da República e largo da Câmara. De referir que a iluminação do largo e a ecodecoração na fachada dos Paços do Concelho não foi contratualizada, tendo a mesma sido efetuada por colaboradores da autarquia, à semelhança da decoração das fachadas dos edifícios da Biblioteca Municipal, Junta de Freguesia e Conservatório de Música de Seia.

Por sua vez, a Associação Empresarial da Serra da Estrela (AESE) decorou as rotundas das principais entradas da cidade, a Escola Profissional da Serra da Estrela a rotunda junto ao tribunal e o Agrupamento de Escolas Guilherme Correia de Carvalho, o Agrupamento de Escolas de Seia, a Escola Evaristo Nogueira e a Escola Profissional da Serra da Estrela enfeitaram o jardim junto à estátua do Bombeiro.

A par destas ações, Seia tem, à semelhança dos anos anteriores, som de rua durante o período de Natal e fim de ano, uma iniciativa da União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros.

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *