Desporto, Póvoa de Lanhoso

Seniores participaram no I Torneio de Boccia na Póvoa de Lanhoso

Torneio Boccia Senior 5Cerca de 80 atletas de 16 equipas participaram no I Torneio de Boccia Senior promovido pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. Provenientes de seis Centros de Convívio e de 10 IPSS’s do concelho Povoense, os utentes mostraram o seu lado competitivo.

Este Torneio realizou-se na tarde de 7 de dezembro, no pavilhão desportivo da Escola Secundária e conseguiu reunir uma grande afluência de espetadores (utentes das próprias instituições, familiares e alunos daquele estabelecimento de ensino).

Foi uma tarde competitiva e bem animada, na qual foram realizados 32 jogos. A final foi disputada entre a equipa do Lar de São José – SCMPL e o Centro de Convívio de S. João de Rei, saindo vencedor o Lar de S. José – SCMPL. Em  segundo lugar, ficou a equipa do Centro de Convívio de S. João de Rei; em terceiro lugar, o Centro Social e Paroquial de Garfe; e, em quarto lugar, o Centro de Convívio de Friande.

Esta atividade surgiu no âmbito da Rede Social e do plano referente à população sénior, que pretende combater o isolamento social e promover qualidade de vida destes povoenses. Com esta modalidade, pretende-se, de forma concertada, promover atividade física, desportiva e convívio de todos para todos.

O Boccia é um desporto que requer dos participantes concentração, coordenação, controlo muscular, precisão, trabalho de equipa, cooperação e estratégia, sendo esta uma mais valia para a qualidade de vida e promoção do bem-estar físico e psicológico dos mais velhos.

De lembrar que utentes dos Centros de Convívio e IPSS’s da Póvoa de Lanhoso começaram a praticar o Boccia Senior no passado dia 1 de outubro, no âmbito das comemorações do Dia do Idoso.

O projeto “Boccia Sénior – Póvoa de Lanhoso” destina-se a todos os utentes com idade igual ou superior a 60 anos, frequentadores dos Centros de Convívios e IPSS’s, e por seu intermédio,  a Câmara Municipal tenciona proporcionar a todos os participantes momentos de competição e de exaltação dos valores desportivos e humanos.

Incentivar os idosos a adotar estilos de vida saudáveis, fomentar a prática desportiva, criar um campeonato com todos os Centros de Convívio e IPSS’s, criar uma “equipa concelhia” para participar em futuros torneios nacionais e incentivar práticas de trabalho em rede são os objetivos desta resposta.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *