Nelas, Sociedade

Mercado de Natal de Nelas abre as suas portas hoje e no domingo apresenta o maior “tronco de natal” feito em Portugal ao vivo!

Flyer - Tronco de Natal - Frente1O Mercado de Natal de Nelas começa já hojee prolonga-se até domingo com um programa repleto de diversas atividades, desde exposições de artesanato, produtos da terra, antiguidades, livros, gastronomia, espaço cafetaria, solidariedade e animação musical. Especial destaque para domingo, dia 13, pelas 16h00, com o maior  “Tronco de Natal” já alguma vez feito em Portugal, com cerca de 25 metros, um bolo solidário confecionado pela Pastelaria Salinas com o apoio do Intermarché de Nelas e Mathias, que reverte para a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Nelas.

Hoje o dia é dirigido às Escolas do Concelho, com a apresentação do espetáculo infantil “Tangerina e Spirulina com a sua concertina” e distribuição de chocolates pelo Pai Natal às cerca de 900 crianças presentes.

A tarde de sábado começa com  a abertura oficial do Mercado, a chegada do Pai Natal em trenó e alguns momentos de convívio com as crianças presentes, bem como muita animação musical com a Escola de Música da Banda de Santar, Escola de Música e Dança de Nelas (IAM), Coro Infantil e Grupo de Cantares Serões da Beira Alta do Bairro da Igreja de Nelas e a Banda Grupo Musical Paracetamole.

Sendo a quadra natalícia sinónimo de solidariedade, a Câmara Municipal de Nelas e a CPCJ identificaram como causa solidária deste ano a angariação de fundos a reverter em favor das famílias carenciadas identificadas pela Instituição. Revertem para esta causa duas iniciativas em particular: – a Caminhada Solidária “Christmas NightRun”, que alia a prática desportiva a momentos de convívio, com a participação especial de Cristiano Pereira (atleta do Comité Paraolímpico), acompanhada pelo Grupo Motard Fantasmas do Asfalto de Nelas (sábado às 18h30); –  e o Tronco de Natal Gigante (domingo às 16h30).

Também no domingo, os Pais Natal Motards chegam ao Mercado, são mais de 70 motards provenientes de todo o Distrito de Viseu que vão percorrer as ruas da Vila de Nelas, cuja concentração está agendada para as 14h00 na Praça do Município, seguindo pela Avenida João XXIII, Fonte Luminosa, Rua Luís de Camões, terminando na Rua Gago Coutinho, junto ao Mercado de Natal.

Do programa fazem parte também a Feira do Livro com livros a partir de 1,00€, construção da Árvore de Natal a cargo do CNE Agrupamento 578 de Nelas, diversas atividades e espaços para crianças, carrossel medieval, Pintura de Rua (Aires Santos, Nelson Santos e António Dias), teatros no domingo com o encerramento do Mercado pelo Grupo de Teatro Hábitos de Carvalhal Redondo, bem como diversos workshops dedicados à quadra Natalícia e dirigidos a crianças e adultos, entre os quais “A Arte do Origami”, “Decorações de Natal”, “Este Natal vou aprender a fazer cupcakes em 2D e 3D”, “Como Construir Presépios com Produtos Naturais” e “Presépios em Caruma”, orientados por artesãos e profissionais do Concelho.

Durante os três dias, o Mercado Municipal de Nelas transforma-se numa montra privilegiada de produtos tradicionais da época que dinamiza as tradições e o comércio local, reunindo mais de 50 expositores distribuídos por artesanato, produtos da terra, gastronomia, cafetaria, vinhos, enchidos e pão, onde não faltam também as tasquinhas de crepes e bifanas, cachorros e hambúrgueres asseguradas pelos Finalistas de Canas de Senhorim e Nelas respetivamente.

Visite-nos e ofereça no Natal, o que de mais original há no Mercado de Natal!

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *