Sociedade

Orquestra Filarmonia das Beiras no Concerto de Natal da Igreja Matriz de Albergaria-a-Velha

concerto natal-SITEA Orquestra Filarmonia das Beiras apresenta o tradicional Concerto de Natal na Igreja Matriz de Albergaria-a-Velha no próximo domingo, 13 de dezembro, às 18h00. A entrada livre.

Sob direção do maestro António Vassalo Lourenço, a apresentação da Filarmonia das Beiras vai incidir sobre o período Barroco, um período fluente em composições de caráter religioso, que abordam várias passagens da Bíblia, incluindo o nascimento de Jesus Cristo. A acompanhar a orquestra estarão as sopranos Isabel Alcobia e Daniela Matos, bem como os músicos Pedro Pacheco, no trompete, e Cristiana Spadaro, no órgão.

O concerto começa com “Per Il Santíssimo Natale”, de Francesco Manfredini, e “Concerto in Pastorale Per Il S. Natale”, de Giuseppe Torelli. Segue-se “Concerto para Trompete e Orquestra de Cordas”, de Alessandro Marcello, com a participação do trompetista, Pedro Pacheco. Três momentos do Barroco italiano.

De Itália, a Filarmonia das Beiras viaja até à Europa Central, com “Gloria in Excelsis Deo”, de George F. Handel. Faz depois uma pausa no Barroco com a missa “Domine Deus”, de Wolfgang Amadeus Mozart, e encerra com a cantata “Jauchzet Gott In Allen Landen, BWV.51”, de um dos compositores mais destacados do Barroco, Johann Sebastian Bach.
A Igreja Matriz de Albergaria-a-Velha, ou Igreja de Santa Maria de Albergaria-a-Velha, é um templo do século XVII edificado nas ruínas de uma igreja medieval.

O templo sofreu uma intervenção recente, aumentando a capacidade de acolhimento e o conforto e mantém ainda retábulos em talha dourada datados dos séculos XVII e XVIII. Dispõe ainda de um órgão de tubos, que foi restaurado há poucos anos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *