Sociedade, Trofa

“Percutindo Trofa” e “Estudar na Napoleão é Bom” foram os projetos OPJJ mais votados na Assembleia Municipal Jovem 2015

BANNERDecorreu no passado sábado, 5 de dezembro, a 5ª Assembleia Municipal Jovem da Trofa, no âmbito do Orçamento Participativo Jovem 2015, permitindo aos jovens do Concelho, com idades compreendidas entre os 10 e os 30 anos, apresentarem projetos para investir 25 mil euros no Concelho, para benefício da comunidade.

A sessão contou com a presença do Presidente da CM Trofa, Sérgio Humberto e do Vereador da Juventude, Renato Pinto Ribeiro, tendo decorrido descentralizada na Freguesia do Muro, no Centro Paroquial N. Sra. de Fátima, que foi justamente equipado com material de som, luz e projeção no âmbito do OPJ do ano passado.

Esta jornada de trabalho, apresentação e discussão dos projetos OPJ 2015, permitiu que os jovens votassem como projetos vencedores o projeto “ESTUDAR NA NAPOLEÃO É BOM”, no âmbito escolar, para um investimento de 7500 euros, da autoria dos alunos da EB2/3 Napoleão Sousa Marques e PERCUTINDO TROFA no âmbito geral, para um investimento de 17 500 euros, da autoria de elementos da Associação Musical e Cultural da Trofa.

O Orçamento Participativo Jovem é um projeto da Câmara Municipal da Trofa que fomenta a cidadania ativa entre os mais novos e disponibiliza anualmente 25 mil euros (17 500 euros – geral e 7 500 euros – escolas), para gestão dos próprios jovens, que podem desta forma propor projetos que contribuam para o desenvolvimento da sua escola ou do Concelho em geral, fomentando desta forma hábitos de cidadania ativa.

Já foram criados fruto do OPJ, uma Sala de Tecnologias da Informação e Comunicação na escola do Cerro, duas bibliotecas escolares na EB1 de Paradela e na EB1 de Lagoa, um circuito desportivo geriátrico no Souto de Bairros, um circuito desportivo na Escola de Castro em Alvarelhos, um laboratório de ciências na EB2/3 da Trofa e o Centro Paroquial do Muro foi equipado com material de iluminação, som e projeção.

 

Projetos Vencedores 2015

“ESTUDAR NA NAPOLEÃO É BOM” – PROJETO VENCEDOR – OPJ 2015 – ESCOLAS

7500 EUROS

Proponentes: Alunos da EB2/3 Napoleão Sousa Marques

O projeto é constituído por três vertentes: equipar a Biblioteca, adquirindo equipamento e recursos atualizados permitindo ocupar os tempos livres dos alunos com o acesso a bens culturais atualizados e às novas tecnologias, equipar a sala da Educação Especial com dois computadores e software adequado às necessidades de aprendizagem e às problemáticas identificadas nos nossos alunos e mobilar o Polivalente equipando-o com mobiliário mais confortável para que os alunos possam utilizar o espaço nos seus tempos livres de forma lúdica e motivadora.

 

 

PERCUTINDO TROFA – PROJETO VENCEDOR – OPJ 2015 – GERAL

17 500 EUROS

Proponentes: Membros da Associação Musical e Cultural da Trofa.

O objetivo deste projeto é criar uma Orquestra Orff – Percutindo Trofa, que seja completamente gratuita e que tenha um professor competente a dirigir e implementar este projeto e esta pedagogia, num período mínimo de três anos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *