Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Póvoa de Lanhoso partilhou boas práticas de igualdade em Oslo

Na universidade de Oslo 2A Póvoa de Lanhoso esteve representada na Noruega, a debater as questões de género com outros municípios portugueses e o Centro de Estudos de Género da Universidade de Oslo. Aprender e partilhar boas práticas na área da igualdade foi o objetivo.

A Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Gabriela Fonseca, e a Técnica responsável pelo SIGO – Serviço para a Promoção da Igualdade de Género, Carla Melo, representaram o nosso município.

Durante este encontro de trabalho, foi possível, por exemplo, de entre outros aspetos, dar a conhecer o projeto do SIGO a uma especialista em igualdade de género da Suécia, que procurou conhecer a resposta Povoense às vítimas de violência e o seu funcionamento.

“Esta foi uma excelente oportunidade para darmos a conhecer internacionalmente o nosso projeto e para aprendermos, ou seja, para percebermos as políticas de promoção da igualdade de género e a legislação existente em países como a Noruega e a Suécia, o que é importante para eventualmente melhorarmos o nosso trabalho”, refere Gabriela Fonseca.

As pessoas participantes visitaram ainda um jardim-de-infância na cidade de Drammen e puderam comparar condições e métodos de ensino pré-escolar (privilegiando o contacto com a natureza, a aprendizagem pela música e a ausência de novas tecnologias) com a realidade verificada no nosso país. Neste jardim-de-infância, os educadores e outros auxiliares eram maioritariamente homens, enquanto em Portugal esta ainda é uma área em que predominam as mulheres.

Esta presença na Noruega, entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, representa mais um reconhecimento pelo bom trabalho realizado na Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso no domínio da ação social, entidade que ainda muito recentemente renovou a distinção de Autarquia Mais Familiarmente Responsável, pelo sexto ano consecutivo.

A Póvoa de Lanhoso foi convidada pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, no âmbito do projeto “Local Gender Equality – Mainstreaming de género nas comunidades locais”, de que também é entidade parceira.

Para além da Póvoa de Lanhoso, Ferreira do Alentejo, Lagoa, Mangualde e Pombal foram também os municípios portugueses presentes.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *