Portimão, Sociedade, Turismo

Em mês de aniversário, Portimão desafia residentes e turistas a viverem a Magia do Natal

Presépio de Rua_MóÁrvores de Natal gigantes, iluminação, presépios, o Pai Natal, insuflável, exposições, música, Mercados de Natal, marchas e corridas solidárias, montras do comércio tradicional, showcookings, associativismo são algumas das propostas do programa de Animação com o mote “Viver o Natal em Portimão” que de 1 de dezembro até 6 de janeiro, pretende dinamizar o concelho e atrair residentes e visitantes.

Em mês de aniversário, a Câmara Municipal de Portimão e as Juntas de Freguesia de Portimão, de Alvor e da Mexilhoeira Grande em parceria, propõem diversas atividades para viver a época natalícia e mágica no concelho.

Os tempos mudam mas há tradições que ficam. E uma visita ao Presépio do Largo da Mó e da Igreja Matriz é um dos costumes natalícios que vale bem a pena preservar. Quase em escala real, faustosos e elaborados, os presépios são das mais impressionantes e comoventes manifestações artísticas da cultura portuguesa que celebram o nascimento do Menino Jesus, contando a sua história segundo a tradição popular. O Presépio de rua em tamanho real no Largo da Mó já pode ser apreciado e vem encher de espírito natalício este espaço da cidade. A partir do dia 21 de dezembro, a Igreja Matriz de Portimão tem patente no seu espaço o Presépio que evoca um Santo Natal a todos.

No Largo 1.º de Maio e na Praça da República poderá maravilhar-se com duas Árvores de Natal gigantes, mais precisamente de 13 metros transformando assim, dois espaços centrais da cidade em focos de partilha de alegria especial para com a comunidade.

As luzes são uma parte fundamental da decoração natalícia e dão um efeito especial em qualquer ambiente. Seja em jardins, árvores, arbustos, nas casas, nos espaços comerciais, a iluminação emociona os adultos e as crianças, além de expandir o espírito do natal a todos. A entrada da cidade pela Rotunda do Hospital será presenteada por um Pórtico iluminado de Boas-Vindas e este ano, também foram contemplados dois jardins ícones no coração da cidade, o Jardim 1.º de Dezembro e o Jardim Francisco Visconde Bívar com Iluminação Led de Natal relembrando a zona Ribeirinha como espaço mágico.

Na ótica de dinamização e apoio ao comércio local, a Junta de Freguesia de Portimão, promove o I Concurso de Montras de Natal. Com esta iniciativa pretende-se que os comerciantes decorem as suas montras com motivos alusivos à época natalícia. O concurso é aberto a todos os estabelecimentos comerciais da Freguesia de Portimão e decorre entre os dias 5 e 24 de dezembro.

No dia 14 de dezembro, pelas 16h00, tem lugar na Praça da República (Alameda de Portimão) a inauguração da Feira de Natal com produtos regionais e peças de artesanato ideais para as lembranças. Neste dia, às 17h00 e neste espaço central e agradável da cidade, os mais pequenos terão a oportunidade de saltar num Insuflável, assistir à Chegada do Pai Natal e com ele registar momentos fotográficos e ainda, entregar a famosa carta para ser colocada num Marco de Correio. A Feira de Natal contará com muita animação diversificada e diária de escolas e clubes recreativos, sendo que, na inauguração sobem ao palco os alunos do Agrupamento de Escolas Eng. Nuno Mergulhão com a atuação do Coro de Natal. A Feira de Natal na Alameda estará patente até dia 23 dezembro, das 14h00 às 19h00.

Os equipamentos municipais estão envoltos no espírito natalício e também apresentam propostas para fruir esta época, como é o caso do espetáculo no dia 19 de dezembro, às 21h30, “Natal Iluminado” pela Orquestra Clássica da Academia e Coral/Solistas das Igrejas Baptistas do Algarve” no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão. A Quinta Pedagógica de Portimão apresenta um programa de atividades natalícios com ateliês nos dias 5, 12, 19 e 26 de dezembro. A Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, de 15 a 19 de dezembro, tem patente a Exposição intitulada “Imaginação e Criatividade” não têm limite nem idade” de Fernanda Gonçalves. Trabalhos artesanais que contarão com uma Oficina de Natal, marcada para dia 19 de dezembro às 16h00.

A vertente associativa também está presente neste programa de animação pela mão da Contramaré – Associação Cultural de Portimão, que irá organizar o “Mercadinho no Salão” na Sociedade Vencedora Portimonense, no dia 19 de dezembro. Neste mercado, o Salão enche-se de artesanato local, produtos regionais, relíquias, excentricidades, vinyl, livros em 2ª mão e muito mais.

 

Viver o Natal em ALVOR

A freguesia de Alvor, a vila piscatória à beira ria vive o Natal com um programa diversificado pautado por Exposições, Feiras e Mercadinhos de Natal, ShowCookings no Mercado, Corrida e Marcha/Passeios de Natal, Presépios e pelo afamado Mercadinho da Ria com produtos locais para a Ceia.

O programa de animação de Alvor é marcado por uma vertente solidária e virado para o convívio da comunidade com o intuito de criar um polo dinamizador onde esteja presente o espírito de Natal. Nesse sentido, o Mercado Municipal de Alvor tem patente até dia 11 de janeiro, das 09h00 às 13h00, uma Exposição de Trabalhos em Papel Reciclado, organizado pela Santa Casa da Misericórdia de Alvor e nos dias 18 e 19 de dezembro terá lugar a “Feirinha de Artesanato de Natal” e ainda, o Showcooking “Sabores de Natal” pela Chef Cátia Santos, no dia 19 de dezembro.

A partir do dia 7 de dezembro “Viver o Natal em Alvor” é uma realidade onde constam várias atividades, nomeadamente a Feira de Natal da Ludoteca, no Jardim do Laguinho, aberta das 09h00 às 17h00. O afamado “Mercadinho da Ria” ao domingo e das 8h00 às 13h00, terá o seu momento natalício no dia 20 de dezembro com os melhores produtos locais para a Ceia de Natal. No dia de Natal, 25 de dezembro, o espírito solidário estará presente com a Corrida e Marcha Passeio de Natal, agendada para as 9h00 no Complexo Desportivo de Alvor. Esta atividade é organizada pelo Fitness Club Buganvília a favor da IPSS, Lar Bom Samaritano, onde se apela à solidariedade dos participantes na entrega de bens (azeite, óleo, produtos de higiene pessoal).

O Presépio da Igreja de Santo André na Penina é outro marco a não perder na vivência desta quadra em Alvor, aberto ao público todos os domingos, das 11h00 às 13h00.

Ainda na freguesia de Alvor, a Skydive Algarve  organizar mais uma vez o seu Boogie Anual de Natal a ter lugar entre 19 de dezembro e 9 de Janeiro de 2016 no Aeródromo Municipal de Portimão. Este ano são esperados cerca de 300 paraquedistas uma vez que o evento se tem tornado cada vez mais popular. Os sempre populares saltos para a lindíssima Praia de Alvor terão também lugar este ano, em dias específicos, e estão planeados eventos em bares e restaurantes locais durante todas as noites do evento. Assim, as ruas, os restaurantes, os bares e os hotéis de Alvor estarão repletos de paraquedistas nesta época festiva.

Viver o Natal na MEXILHOEIRA GRANDE

Na Mexilhoeira Grande vive-se o Natal nas ruas decoradas com iluminação alusiva à quadra, com Presépios, com o Mercado de Natal promovido pela Associação “Grão de Areia”, agendado para dia 12 de dezembro no Pavilhão Multiusos e pelo segundo ano consecutivo, o concurso de decoração de Montras das Lojas. As ruas estreitas estarão iluminadas para dar ênfase ao espírito natalício e no Centro Etnográfico no Mercado Municipal estará patente a Exposição de Presépios elaborados pelas mãos da gente da terra. Crianças, jovens e idosos criaram presépios imbuídos num espírito de solidariedade, tão presente neste nesta época. Esta mostra é promovida pelas Escolas da freguesia, pelo Centro Paroquial da Mexilhoeira Grande, pela CRACEP e estará patente de 12 de dezembro a 6 de janeiro de 2016, das 14h00 às 18h00.

No dia 6 de janeiro, pelas 21h00 cantam-se as Janeiras no Jardim 1.º de Dezembro com a participação do Movimento Associativo de Portimão, a Tuna Sénior do Centro Comunitário de Alvor, o Grupo Coral Adágio, a Associação do Grupo Coral de Portimão, o Grupo de Cantares do Parchal, o Grupo de Cantares Fonte Nova, o Grupo de Cantares da Confraria de Medronho “Os Monchiqueiros” entre outros.

 

Portimão desafia, assim, os residentes e turistas a viverem o Natal com muita magia, com espiríto solidário nas ruas e nos equipamentos do concelho. A despedida do ano velho e a saudação ao Novo Ano vai ser assinalada na Praia da Rocha e em Alvor pelo fogo-de-artifício, que dará as boas vindas a 2016. O programa de animação estará brevemente disponível.

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *