Castro Marim, Sociedade

Dias Medievais e Festa em Honra de N. Sra. dos Mártires foram a debate público em Castro Marim

????????????????????????????????????

Dois dos eventos mais relevantes de Castro Marim – Festa em Honra de N. Sra. dos Mártires e Dias Medievais – foram levados a debate no passado sábado, dia 5, na Biblioteca Municipal de Castro Marim, com a presença do executivo municipal, autarcas, comerciantes da vila, dirigentes associativos e população local.

Depois do bem-sucedido debate do ano anterior, relativo aos Dias Medievais, em que foram consensualizadas muitas das alterações introduzidas no evento deste ano, a autarquia de Castro Marim quis agora alargar o leque à Festa em Honra de N. Sra dos Mártires, assente no princípio da secular tradição religiosa, que é a procissão, mas à procura de novas iniciativas e melhorias que atraiam novos públicos.  Neste sentido, foi então sublinhada a necessidade de rigor no carácter religioso da festividade e sugerido o investimento nas atividades desportivas, que foi já uma das fortes componentes das Festas em Honra de N. Sra. dos Mártires. Retornar a comemoração, que agora se realiza num parque de estacionamento de Castro Marim, ao recinto da vila, foi outra das alterações sugeridas, pese embora as condicionantes logísticas das quais dependerá a decisão.

Sobre os Dias Medievais, a vice-presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Filomena Sintra, começou por apresentar os resultados financeiros daquele que é o maior investimento cultural do concelho, sublinhando que “este é um investimento da câmara que está a servir para gerar dinheiro na economia local” e que a autarquia continuará a trabalhar em prol da sustentabilidade do evento.

Num debate participado, onde couberam também elogios a algumas das alterações introduzidas nos Dias Medievais de 2015, como a distribuição de pulseiras pelos moradores e trabalhadores dentro do recinto e o alargamento do evento a outros pontos da vila, destacaram-se questões ligadas à melhor organização do parqueamento automóvel, ao aumento do número de bilheteiras, à aposta na venda de bilhetes online e ao rigor histórico e enriquecimento do guarda-roupa.

O debate foi encerrado pela entrega de prémios do XII Concurso de Estabelecimentos Aderentes dos Dias Medievais, um dos estímulos à participação e envolvimento da comunidade no evento. Este ano, os três primeiros lugares, numa ordem crescente: “Tasca Medieval”, “Tradições e Aromas” e “Mini Mercado Rita Pena”.

“Queremos inovar e promover um maior desenvolvimento económico à volta destes eventos, mas sem desvirtuar a sua essência e respeitando a história, a cultura e a identidade de Castro Marim. Queremos que todos os castromarinenses se sintam envolvidos e participem ativamente na sua organização”, declarou o presidente da Câmara, Francisco Amaral, agradecendo a participação dos presentes neste debate público, que acredita irá contribuir para o enriquecimento e o fortalecimento das marcas de Castro Marim.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *