Cultura, Santa Maria da Feira

Abordagens inovadoras na representação de anjos e presépios no Convento dos Lóios em Santa Maria da Feira

Anunciação por_The Portuguese CockCriadores de diversas áreas das Artes Criativas responderam ao repto do Museu Convento dos Lóios e apresentam produções únicas, com abordagens inovadoras na representação de anjos e presépios, patentes na exposição temporária “Da Anunciação ao Nascimento de Jesus: Anjos e Presépios”, enriquecida com obras de escultores de renome e peças de colecionadores do território.

No núcleo das Criações, constituído por obras consagradas de escultores de renome nacional e de novos criadores, Paulo Neves partilha com o público o seu anjo de cortiça de três metros de altura e dois anjos de madeira, e José Aurélio apresenta a maquete do presépio de sua autoria que integra o conjunto de Arte Pública do Santuário de Fátima.

 

A madrasta e o espelho mágico

Os criadores Alexandre Queirós (The Portuguese Cock), Vânia Costa (myde studio) e Miguel Teixeira Design apresentam produções únicas de obras criadas especificamente para esta exposição, evidenciando abordagens inovadoras na representação de anjos e presépios.

Conhecido pelos presépios inspirados em personagens da Banda Desenhada, Alexandre Queirós representou, nesta edição, o tema da Anunciação com a madrasta da Branca de Neve e o seu espelho mágico. Esta e outras abordagens cruzam-se com peças de colecionadores de cariz mais popular e etnográfico.

Dos 48 anjos e presépios expostos, 39 integram o núcleo de Coleções. São peças de grande importância e riqueza artística, pertença de “ajuntadores” e colecionadores particulares do concelho de Santa Maria da Feira, que quiseram partilhar no Museu o gosto pelas suas peças, ricas de significado, simbólico e artístico.

 

Informações | Exposição

Tema: Da Anunciação ao Nascimento de Jesus: Anjos e Presépios

Local: Museu Convento dos Lóios

Data: patente até 10 de janeiro

Morada: Praça Dr. Guilherme Alves Moreira, Santa Maria da Feira

Horário: 09h30 » 17h00 (terça a sexta-feira) | 14h30 » 17h30 (sábados e domingos)

Entrada: livre

Contactos: tel. 256 331 070 | e-mail: museuconventodosloios@cm-feira.pt

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *