Cultura, Marinha Grande

Presépio Tradicional em exposição no Edifício da Resinagem na Marinha Grande

PresepioTradicional4O Edifício da Resinagem, situado na Praça Guilherme Stephens, na Marinha Grande, tem exposto um Presépio Tradicional, da autoria de Filipe Ferreira, até ao dia 8 de janeiro. A entrada é gratuita.

O presépio foi inaugurado no passado domingo, 28 de novembro, na presença de cerca de duas centenas de pessoas e ficará em exibição no âmbito da programação “Viver Natal com M. Grande” organizada pela Câmara Municipal.

A mostra é da autoria de Filipe Ferreira que, desde o ano 2000 elabora um presépio  no exterior de uma casa da Rua dos Carneirinhos, no lugar Comeira, Marinha Grande.

O Presépio Tradicional ocupa uma área de 20 metros quadrados com diversas peças em movimento, com cascata, fontes de água e comboio. É composto por mais de 600 figuras e outras peças, algumas com mais de 50 anos e outras  criadas por Filipe Ferreira, como o cruzeiro, representação da quebra das panelas, bandeira do rancho e crianças no baloiço.

Podem ainda ser apreciados mais de 40 acessórios, entre peças em movimento (moinhos, parque infantil, nora com burro, cascata com rio, homem a subir o pau do sebo, etc), tendas do mercado, tasca, coelheira, galinheiro, oficinas e padaria, arcos de festa iluminados, depósitos de águas, pontes, entre muitos outros.

Este Presépio tem como curiosidades o facto de ter obrigado ao investimento de 200 horas de preparação em oficina e 50 horas de elaboração do Presépio no local. Tem 20 metros quadrados de musgo, 30 kg de areia nos caminhos e 100 metros de cabo elétrico.

Esta representação cristã do Natal foi elaborada com a colaboração de José Paulo Ferreira, José Augusto Ferreira e Carlos Santana.

O Presépio Tradicional pode ser visitado gratuitamente no Edifício da Resinagem, até ao dia 8 de janeiro, de terça a domingo, das 10h00 às 13h00, das 14h00 às 18h00 e das 19h00 às 21h00. Encerra nos dias 25, 31 de dezembro e 1 de janeiro.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *