Portimão, Sociedade

Dia da Cidade dá voz aos imigrantes que fizeram de Portimão a sua casa

PortimãoNo dia 11 de dezembro Portimão assinala o 91º aniversário da elevação a cidade, que este ano se assume como uma ocasião por excelência para sentir novas vivências e dar voz àqueles que vieram de outras paragens e fizeram de Portimão a sua casa.

O programa de atividades que, entre o dia 4 e o dia 12 de dezembro assinalará a efeméride, pretende celebrar Portimão na sua diversidade cultural e capacidade de acolher não só quem chega de novo, mas também as novas gerações de atletas, músicos, escritores e artistas que engradecem a cidade com os seus talentos e feitos.

Imigrantes oriundos de Angola, Brasil, Irão, Rússia e China, atualmente residentes em Portimão foram convidados a participar ativamente na Sessão Solene do Dia da Cidade, agendada para as 11h00 de 11 de dezembro, partilhando nesta ocasião, as suas experiências de vida e a forma como se integraram na sociedade portimonense.

“Migrações e Desenvolvimento- uma perspetiva local” será tema para um debate agendado para o dia 5 de dezembro, pelas 15h30 no auditório do Museu de Portimão que contará com a participação de personalidades locais com diferentes perspetivas sobre a temática da migração, nomeadamente: Mostafa Zefri (Professor Doutor, Universidade do ISMAT); Padre Frederico Lemos (Jesuíta); Luís Sérgio Miranda

(Comandante da Esquadra de Investigação Criminal, Subcomissário); Arnaldo Moreira (Inspetor Coordenador do SEF- Serviço de Estrangeiros e Fronteiras); Ludmila Moghilevscaia (C.A.P.E.L.A. Centro de Apoio à População Emigrante de leste e Amigos); Jorge Mutombene (All Mozmabi- Associação Cultural e Recreativa de Mocambicanos e amigos de Moçambique); Hélder Gonçalves (Professor Coordenador do Projeto “Português para Todos” da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes). A moderação deste debate estará a cargo de Pedro Cantinho Pereira (Professor Doutor ISMAT) e terão ainda lugar momentos culturais com a participação de Jaír Baptista (Música brasileira) e da Associação de Capoeira do Distrito de Faro- Grupo Revolução.

Ainda no âmbito da temática das migrações, no dia 6 de dezembro, pelas 18h00 é lançado o convite para o visionamento do filme “Mediterranea” que aborda o tema atual e polémico da travessia do Mediterrâneo pelos imigrantes em busca de segurança e de liberdade, com entrada gratuita, nos Cinemas de Portimão- Algarcine. Este é o primeiro filme do jovem realizador Jonas Carpignano, finalista do Prémio Lux atribuído pelo Parlamento Europeu para promover o cinema.

Por ocasião das Comemorações do Dia da Cidade, no dia 8 de dezembro o Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão abre as suas portas, em ambiente de festa e espírito desportivo, para homenagear os campeões portimonenses que se destacaram ao longo da última época em inúmeras modalidades, na tradicional Gala do Desporto com início marcado para as 17h00. Recorde-se que este equipamento municipal construído em 1983 foi objeto de um processo de profunda requalificação, com início em 2010 e que, após 4 anos de obra parada, foi em 2015 retomada.

Com abertura prevista para o início de 2016, após instalação dos equipamentos necessários à prática desportiva cujo processo de aquisição se encontra em curso, este “novo” pavilhão permitirá voltar a trazer para o centro da cidade uma forte dinâmica desportiva, num edifício mais amplo, moderno e amigo do ambiente.

 

Dia da Cidade- 11 de dezembro

O Dia da Cidade, a título oficial, tem início às 9h00, frente aos Paços do Concelho com o tradicional Hastear da Bandeira que conta com a participação da Sociedade Filarmónica Portimonense, Fanfarra da Associação de Bombeiros Voluntários de Portimão e da Sociedade Columbófila de Portimão, da PSP., GNR e PM- Capitania e Associação de Fuzileiros do Algarve.

E porque o Mercado da Avenida S. João de Deus comemora o 8º aniversário, às 10h00 haverá bolo de aniversário, confecionado e servido pelos alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, acompanhado por uma prova de gin e licores a cargo da empresa Paixão Bartender; nesta ocasião será ainda inaugurada uma exposição de fotografia com imagens exclusivas da cidade de Portimão, pela Grandangular.

Segue-se a Sessão Solene pelas 11h00, nos Paços do Concelho, onde terão lugar as intervenções oficiais do Presidente da Assembleia Municipal e da Presidente de Câmara e também as intervenções de cinco imigrantes residentes em Portimão, estando os momentos musicais a cargo dos alunos do Curso Profissional Instrumentista de Cordas e Teclas do 10.ºA – NOPA (Naipe de orquestra e práticas de acompanhamento) acompanhados pelo professor Gonçalo Duarte.

A 1ª Mostra de Cinema Independente de Portimão – Made In Portimão acontece pelas 18h00, nos Cinemas de Portimão- Algarcine, onde serão exibidas quatro curtas-metragens: Virtual, Contrastres, Processo 3409 e Até ao Fim, com entrada gratuita.

“Made In Portimão” é uma organização da GaZól Filmes que nasceu em 2013, pelas mãos de três amigos que se conheceram no decorrer do curso de Realização da etic_algarve onde se formaram. Lançaram-se posteriormente no ramo do audiovisual, tendo realizado até à data espetáculos ao vivo, cobertura de eventos, vídeos promocionais, vídeoclips, documentários e curtas-metragens  (https://www.facebook.com/gazolfilmes).

 

Dias para viver a Cidade

Os portimonenses são convidados a participar nas diferentes atividades programadas entre os dias 4 e 12 de dezembro, desde exposições de fotografia, exibição de filmes, atuações musicais, dança, fado, lançamento de livros, prática de várias modalidades desportivas, entre muitas outras, desfrutando da sua cidade e de algumas das infraestruturas que estão à disposição de todos.

O programa oficial arrancará no dia 4 de dezembro, pelas 18h00, na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes com a inauguração da Exposição de Fotografia “ Portimão, Imagens de Outros Tempos” que convida a uma viagem pela jovem cidade de Portimão através de filmes, fotografias e livros com imagens de outros tempos que os mais velhos irão recordar e os mais novos passarão a descobrir.

Manuel Teixeira Gomes será mais uma vez relembrado pela sua cidade, através do livro da editora Arandis- “ Manuel Teixeira Gomes numa sublime cruzada em busca do belo” da autoria de José Artur Pacheco, a ser apresentado no dia 6 de dezembro, pelas 16h00 no Museu de Portimão, com a participação do Dr. Aires de Almeida e do grupo Coral Adágio.

No dia 7 de dezembro, pelas 18h30 na Casa Manuel Teixeira Gomes será inaugurada a exposição “ Portimão, você está aqui” de Bruno Fonseca e Ramiro Spinedi que dá a conhecer através de fotografias aéreas, uma perceção espacial mais abrangente das várias vertentes da cidade de Portimão, numa viagem virtual pela margem oeste do Rio Arade, tendo a Serra de Monchique como limite a norte, e a típica Vila de Alvor e a sua Ria como limite oeste.

Ainda no âmbito das Comemorações do Dia da Cidade, a 9 de dezembro, pelas 21h00 será apresentado publicamente na Casa Manuel Teixeira Gomes, o Serviço de Apoio ao Movimento Associativo de Portimão- AMA Portimão que a autarquia vai passar a colocar à disposição do tecido associativo portimonense, com vista a promover o associativismo e incentivar o empenho e o trabalho voluntário; facilitar o diálogo e o intercâmbio entre a Autarquia e as Associações, bem como aprofundar o conhecimento da realidade associativa do Concelho.

Nesta ocasião será ainda entregue o prémio do Concurso de Ideias lançado para o logotipo da ARU- Área de Reabilitação Urbana e haverá lugar para um espetáculo de dança contemporânea “ Meia Praia- um olhar sobre a comunidade piscatória algarvia” pela Dancenema- Associação Cultural.

A noite de dia 10 de dezembro será marcada pela atuação de artistas locais que sobem ao palco do TEMPO- Teatro Municipal de Portimão, pelas 21h30, para a 3ª edição do espetáculo KÁ-SE-FAZ que contará com a participação da Banda Filarmónica Portimonense ; Reflect e Laura Abel (música e dança); Luana Velásques (Fado); Coro Infantil do Grupo Coral Adágio; Grupo Ginástica do Centro de Instrução e Recreio da Mexilhoeira (ginástica/ dança); Orquestra Acordeões da Academia Música de Lagos – Música e do Rancho Folclórico da Figueira, estando a apresentação a cargo de Adriano Pereira.

Por ocasião do Dia da Cidade, os complexos desportivos da Mexilhoeira Grande e de Alvor irão abrir as suas portas para utilização gratuita no primeiro caso no dia 10 de dezembro a partir das 8h00 e até às 20h00 para diversas aulas de fitness, natação para crianças e jovens e hidroginástica, enquanto na manhã de dia 12 de dezembro a piscina de Alvor será de utilização livre entre as 9h00 e as 13h00.

Dia 12 de dezembro, pelas 16h00 será também a ocasião para a inauguração de duas exposições no Museu de Portimão- os trabalhos premiados na 15ª Corrida Fotográfica de Portimão e “ 1915- O Despertar do Algarve”, uma exposição que se realiza no âmbito das comemorações do centenário do primeiro congresso regional algarvio realizado em 1915 na Praia da Rocha.

A Final da XI Edição do Concurso de Fado Amador- Cidade de Portimão terá lugar pelas 21h20 e contará com a participação do fadista Jorge Fernando como convidado especial.

O Associativismo, como já é habitual marca de forma especial a vivência do Dia da Cidade e dinamizará ao longo dos vários dias muitas das manifestações desportivas, culturais e lúdicas programadas e que marcam as Festividades, no âmbito do Dia da Cidade.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *