Cultura, Marinha Grande

Museu do Vidro na Marinha Grande assinala 17º aniversário

????????????????????????????????????
????????????????????????????????????

O Museu do Vidro, na Marinha Grande, assinala o seu 17º aniversário, com um programa de atividades, sobretudo vocacionadas para o público infantil, que decorrem nos dias 12 e 13 de dezembro e cuja participação é gratuita.

As iniciativas integram-se no programa “Viver Natal com M. Grande”, organizado pela Câmara Municipal e pretendem assinalar a quadra que atravessamos, promover  o convívio das famílias, dinamizar o Centro Tradicional e divulgar os espaços culturais da cidade.

O programa do 17º aniversário do Museu do Vidro é o seguinte:

12 de dezembro . sábado

10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
Serviço Educativo do Museu do Vidro
Demonstrações de fabrico e decoração de vidro ao vivo

Serviço Educativo do Museu do Vidro
16h00 | Atelier de pintura sobre vidro – Luminária de Natal
Recorrendo à técnica de pintura sobre vidro, através da aplicação de tintas com recurso a esponjas ou pincéis, as crianças são convidadas a realizar uma luminária de vidro a partir de um boião ou frasco de vidro.
Duração: 1h30m
Destinatários: crianças dos 3 aos 10 anos de idade.
Nº máximo de participantes: 20 (inscrições por ordem de chegada)
Inscrições | Data limite para a realização de inscrições: 11 de dezembro, pelo telefone 244 57 33 77 ou por email: servico.educativo@cm-mgrande.pt.
As inscrições deverão conter nome, idade e contato móvel.
As crianças até aos 14 anos só poderão participar se acompanhadas por um adulto.

13 de dezembro . domingo

10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
Serviço Educativo do Museu do Vidro
Demonstrações de fabrico e decoração de vidro ao vivo

Serviço Educativo do Museu do Vidro
10h30 | Atelier de construção de mobiles em vidro | Bubble Glass Store
Este atelier consiste na construção individual de um mobile a partir de pendentes em vidro (estrelas, peixes, luas) e diversos materiais recicláveis (madeira, cordas, lãs, entre outros).
Duração: 2h00m
Destinatários: crianças dos 6 aos 12 anos de idade.
Nº máximo de participantes: 20 (inscrições por ordem de chegada)
Inscrições | Data limite para a realização de inscrições: 12 de dezembro, pelo telefone 244 57 33 77 ou por email: servico.educativo@cm-mgrande.pt.
As inscrições deverão conter nome, idade e contato móvel.
As crianças até aos 14 anos só poderão participar se acompanhadas por um adulto.

Museu do Vidro
15h30 | Teatro de robertos em vidro “Uma cadela amarela e os vários amigos dela” | Bubble Glass Store
Quantos são os amigos da Cadela Amarela? E quem são? Porque é que, naquele dia, se juntaram todos à beira-mar? Uma história divertida, ternurenta e potenciadora de muitas aprendizagens.
Duração: 40 minutos
Classificação: Maiores de 3 anos.

Museu do Vidro
16h30 | Parabéns ao Museu

Nos dias 12 e 13 de dezembro as entradas no Museu do Vidro são gratuitas, podendo ser visitado das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Museu único em Portugal

Instalado no Palácio Stephens, o Museu do Vidro reúne coleções e saberes que testemunham a atividade vidreira portuguesa sob as perspetivas industrial, artesanal e artística, desde meados do século XVII/XVIII até à atualidade. Trata-se do único museu em Portugal especificamente vocacionado para o estudo da arte, artesanato e indústria vidreira.

O Museu do Vidro é considerado um dos espaços culturais marinhenses de referência obrigatória. Ali estão representadas algumas das mais brilhantes peças concebidas pelos artistas vidreiros da Marinha Grande e alguns dos momentos mais marcantes das várias etapas desta indústria, que se instalou no concelho há mais de 250 anos pela mão do irlandês John Beare, depois continuada e impulsionada pela família Stephens.

O museu acabou por ser instalado num edifício construído dentro do perímetro da fábrica, na segunda metade do século XVIII. O Palácio Stephens, assim designado por ter sido mandado construir pelo industrial Guilherme Stephens, é um edifício de três pisos, de traçado arquitectónico neoclássico, que começou a ser recuperado em 1996.

A coleção de vidros do museu possui objetos manufaturados entre os séculos XVII e XX em vários centros de fabrico nacionais, bem como um conjunto de obras de arte (esculturas, pinturas, instalações, etc.), produzidas em finais do século XX por artistas plásticos portugueses e estrangeiros.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *