Cultura, Montijo

Arte dos Presépios no Montijo

Presépio_1A tradição, a criatividade, a cor e algum humor são as notas dominantes da exposição Arte dos Presépios. A mostra, uma parceria da Câmara Municipal do Montijo e da Câmara Municipal de Barcelos, vai ser inaugurada no dia 5 de dezembro, às 16h00, no 1.º andar da Casa Mora (Montijo).

No âmbito da programação Natal com Arte 2015, mais de 100 presépios de 15 artesãos barcelenses mostram a tradição e a originalidade do figurado de Barcelos numa exposição que promete surpreender os seus visitantes.

O presépio é um dos temas mais trabalhados no figurado de Barcelos e, também, dos mais procurados, não só pela variedade e tipologia das representações, mas pelo valor simbólico que tem para as comunidades locais, onde o Natal continua a ser uma das celebrações mais importantes do calendário religioso e cultural anual.

Para além dos presépios barcelenses, no Posto de Turismo estará, igualmente, patente um conjunto de cinco presépios em madeira de pinho e sobro do artesão Abel Loureiro, residente no Montijo.

A mostra Arte dos Presépios pode ser visitada até 6 de janeiro de 2016, de segunda a sexta-feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, sábados e domingos das 14h00 às 17h00.

No dia 8 de dezembro (feriado), entre as 17h00 e as 20h00, poderá aliar a visita à exposição Arte dos Presépios com a II Mostra de Doçaria Tradicional.

Venha degustar a doçaria tradicional alusiva à quadra natalícia, confecionada pelo comércio local. Exclusivamente com produtos de fabrico próprio, os pasteleiros locais oferecem-lhe a oportunidade de se deliciar com os melhores doces do concelho.

Visite a exposição Arte dos Presépios e não perca a II Mostra de Doçaria Tradicional!

Celebre o nosso Natal com Arte 2015!

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *