Seia, Sociedade

Mercados e animação de rua dinamizam quadra natalícia em Seia

38bea6f232aa990273b367ca55af8e69_LSão muitos os motivos para visitar o concelho de Seia na época natalícia que se aproxima, seja em lazer ou para efetuar compras de Natal. Exposições de presépios, iluminação e decorações de Natal, mercados e animação de rua, oficinas criativas, contos e passeios com o Pai Natal são as propostas para esta quadra natalícia.

O programa das Festividades de Natal tem início no dia 8 de dezembro, com a abertura da exposição de presépios do Departamento de Expressões do Agrupamento de Escolas de Seia, patente no Posto de Turismo de Seia até ao dia 6 de janeiro.

No dia 12 de dezembro, das 11h à meia-noite, o largo de Santo António, em São Romão, acolhe um mercadinho de Natal, organizado pelo Solar do Mimo, e a Festa das Sopas, uma iniciativa promovida pela Comissão da Marcha de São Romão 2016.

No fim de semana que antecipa o Natal, nos dias 18, 19 e 20 de dezembro, a autarquia volta a organizar, este ano no largo da Câmara, o Mercado de Natal e um conjunto de atividades direcionadas para as crianças, das 10h às 18h.

Cenários com a Casa do Pai Natal, a Oficina dos Duendes e Frozen – o Reino do Gelo dão vida ao imaginário do Natal, complementarmente à animação de rua, que inclui fotografias e passeios com o Pai Natal, construções de enfeites, contos e cânticos de Natal.

O mercado abre todos os dias às 10h e o Pai Natal chega às 11h. As construções de Natal acontecem, diariamente, às 14h e os contos decorrem às 11h30 e às 14h30, à exceção de 6ª-feira à tarde, realizando-se às 15h30.

Do programa constam, ainda, as apresentações, pelos respetivos autores, dos livros “Os Aventureiros na Serra da Estrela”, de Isabel Ricardo, no dia 19 de dezembro às 16h, e “Serra da Estrela, montanhismo e escalada invernal”, de Paulo Roxo, no dia seguinte à mesma hora.

A animação musical também será uma importante componente das festividades. Assim, no dia 18 de dezembro, às 17h, atua o Grupo de Cantares e Cavaquinhos da Academia Sénior. No sábado estão previstas interpretações de Canções de Natal, às 15h, pelo Agrupamento de Escuteiros de Seia e, às 17h, com Inês Prata e as turmas das Atividades de Enriquecimento Curricular de Tourais/Paranhos e Torroselo. No domingo, a Tuna de Figueiredo atua às 15h e, meia hora mais tarde, o Grupo Motard Os Serranos organiza o 5º Moto Pai Natal Solidário. A fechar o programa, o Orfeão de Seia será protagonista de um Concerto de Natal, pelas 17h, com a Orquestra Didática do Conservatório de Música de Seia e o Grupo Coral de Minde.

Durante os três dias, imbuídos do espírito natalício, o serviço do Canil Municipal de Seia também marcará presença no evento com uma Campanha de adoção de animais “O melhor presente de Natal… um amigo para a vida”.

 

Iluminação de Natal assinala época festiva

A iluminação natalícia nas principais artérias da cidade será, uma vez mais, uma forma de assinalar a época festiva e dinamizar o comércio tradicional. À semelhança do ano passado, a colocação de iluminação de Natal resulta do estabelecimento de parcerias e do esforço dos colaboradores da autarquia, com a Câmara a assegurar a iluminação na Av. Luís Vaz de Camões, Av. 1º de Maio, Praça da República e Largo da Câmara, este último com recurso a iluminação concebida pelos colaboradores da autarquia.

Por sua vez, a Associação Empresarial da Serra da Estrela (AESE) vai decorar as rotundas das principais entradas da cidade, a Escola Profissional da Serra da Estrela a rotunda junto ao tribunal e o Agrupamento de Escolas Guilherme Correia de Carvalho, o Agrupamento de Escolas de Seia, a Escola Evaristo Nogueira e a Escola Profissional da Serra da Estrela vão enfeitar o jardim junto à estátua do Bombeiro.

O comércio local também se associa às comemorações natalícias, expondo um pinheiro de Natal nas lojas, um desafio abraçado por cerca de 250 comerciantes.

A par destas ações, Seia tem, à semelhança dos anos anteriores, som de rua durante o período de Natal, uma iniciativa da União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros.

Durante esta época natalícia, a AESE volta a premiar as compras no comércio local.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *