Economia

expoMECÂNICA: Schaeffler assina DEMOTEC e empresas transportam novas ideias para a feira

expoMECANICA2015_P1050472A multinacional de origem alemã Schaeffler, líder no fabrico de componentes para a indústria automóvel, renovou a parceria com o expoMECÂNICA – Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto e, na edição de 2016 (na EXPONOR – Feira Internacional do Porto de 15 a 17 de abril), volta a assinar o Espaço de Demonstração. Intitulado DEMOTEC by Schaeffler, trata-se de uma das iniciativas de destaque do evento, que permitirá um contacto mais prático com algumas das tecnologias inovadoras que equipam os veículos da atualidade.

Na última edição, uma vintena de temas e apresentações fizeram com que o auditório estivesse permanentemente lotado durante os três dias de feira, circunstância que levou a Schaeffler a reforçar o apoio.

«A atividade revelou-se um enorme sucesso e superou as nossas expectativas. Os conteúdos do DEMOTEC e o grau de participação dos profissionais emprestaram inclusivamente uma dinâmica muito evidente ao certame. Para 2016, ainda estamos a trabalhar no programa, mas os assuntos em carteira voltarão a possuir um interesse real para o pessoal do setor», enuncia Paulo Pinto, delegado-técnico da Schaeffler Iberia em Portugal. De acordo com o responsável, este momento de formação e networking é mais uma forma da marca manter a proximidade com agentes e distribuidores.

Referência mundial para os segmentos de motores, transmissões e chassis, o Grupo Schaeffler, que atua igualmente nos rolamentos e produtos lineares, tem vários projetos em desenvolvimento para o ano vindouro, traduzindo um deles uma aposta nas embraiagens duplas a seco, segundo revelou Paulo Pinto.

expoTALKS com especialistas do setor

A tribuna de debate do expoMECÂNICA será também enriquecida pelo expoTALKS. Decorrerá noutro auditório montado na própria feira e acolherá diversas palestras com alguns dos mais importantes nomes da mecânica automóvel, da mecatrónica e do aftermarket. O guião de temas e especialistas será divulgado oportunamente pela KiKai Eventos, entidade organizadora da 3.ª edição do Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto.

Enquanto isso, a mostra propriamente dita continua a ganhar uma dimensão expositiva que faz acalentar a hipótese de um novo recorde de participação de empresas. «A planta do acontecimento contempla neste momento cerca de 90 expositores, entre contratos fechados (que ocupam já 70% da área total disponível) e stands reservados (15% do espaço)», adianta José Manuel Costa, diretor da KiKai.

A perto de cinco meses do certame, tais números, apesar de muito favoráveis, são porém relativizados por outros indicadores, que a explicitação de José Manuel Costa faz valorizar mais: «Várias empresas que haviam apostado na edição inaugural do evento, e que, por razões estritamente do seu foro interno, faltaram à 2.ª edição, estão de regresso, porque, salientam-nos, prezam a estratégia e o foco muito preciso do expoMECÂNICA. Para além disso, e tal como outras, estão a trazer ideias concretas sobre como valorizar ainda mais o Salão».

Sónia Rodrigues, igualmente da KiKai, utiliza palavras diferentes para transmitir uma outra perceção: «Nas reuniões que vamos tendo, constatamos que os decisores e os prescritores do pós-venda automóvel fixam a feira nas suas agendas como um marco importante a que não podem/devem faltar».

O otimismo é reinante, ao ponto de levar Sérgio Sá, gestor de clientes do evento, a equacionar se existirá no Natal algum espaço que permita acolher os operadores mais retardatários do aftermarket. «É para nós gratificante notar que duas edições conseguiram posicioná-lo como o encontro de referência dos negócios do setor», remata.

Síntese:

expoMECÂNICA 2016 – 3.º Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto

Organização: KiKai Eventos

Data: de 15 a 17 de abril de 2016

Local: EXPONOR – Feira Internacional do Porto, Pavilhão 6 e galerias adjacentes

Horário: das 10 às 22 horas, nos dias 15 e 16 (sexta-feira e sábado); e das 10 às 19 horas, no dia 17 (domingo)

Em exposição: PEÇAS & SISTEMAS – motores, escapes, eixos, direções, travões, jantes, amortecedores, peças metálicas e montadas, janelas, para-choques, tetos de abrir, instrumentos, airbags, tampões, cadeiras, aquecimento, ar condicionado, ajustadores elétricos, filtros de interior, rádios; antenas, navegação, telemática, telemóveis, DVD, elétrico, bateria, faróis, cabos, chicotes, unidades de controlo, rolamentos, peças de reposição, reparos, restauração, híbrido e gás; TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO & GESTÃO – concessão de planeamento e construção (consultores de negócios, certificações, consultoria ambiental e de proteção), entidades financeiras (finanças, seguros e conceitos de franquia) e sistemas de gestão (organização de negócios, tecnologias de informação, gerenciamento de dados e soluções de fidelização de clientes). ESTAÇÕES DE SERVIÇO & LAVAGEM – equipamentos para estações de serviço, armazenamento, sistemas alternativos de combustível; produtos para limpeza e conservação, entre os quais equipamentos de lavagem e para cuidado dos veículos, limpeza e preparação dos mesmos; vending, lojas de conveniência e empresas de combustíveis; REPARAÇÃO & MANUTENÇÃO – equipamentos e ferramentas (elevação, ensaio e de medição e instalação de pneus); prevenção de corrosão e pintura (sistemas, equipamentos, tintas de prevenção, reciclagem (sistemas e equipamentos); reboques para carros; ACESSÓRIOS E CUSTOMIZAÇÃO – acessórios para automóveis em geral, sistemas de desempenho, aprimoramento de design, ótica, opções e conversões, rodas, pneus e jantes.

Perfil do visitante: O expoMECÂNICA é um salão profissional. O acesso faz-se mediante convite e os profissionais devem credenciar-se antes da sua visita. É interdita a entrada a menores de 14 anos.

Apoios: Associação Nacional do Ramo Automóvel (ARAN), Centro de Formação Profissional da Reparação Automóvel (CEPRA), Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA), Associação Automóvel de Portugal (ACAP), Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM)

Media partners: Turbo Oficina, Turbo Oficina Pesados, Turbo Oficina Pneus, Jornal das Oficinas, Revista dos Pneus, Revista Pós-Venda, Vida Económica – Suplemento da ARAN, Revista da ANECRA, Transportes em Revista, Revista Eurotransporte, Jornal dos Transportes

Site: www.expomecanica.pt

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *