Porto de Mós, Sociedade

Câmara Municipal de Porto de Mós adere ao “Dia Internacional Cidades pela Vida – Cidades contra a pena de Morte”

unnamed (5)A proposta esteve em cima da mesa, na reunião de câmara de 15 de outubro de 2015 e foi aprovada por unanimidade.

Hoje celebra-se o Dia Internacional Cidades pela Vida – Cidades contra a pena de Morte, uma ação promovida pela Comunidade de Sant’Egídio e pela Amnistia Internacional, que convidam todas as cidades do mundo a participar através da iluminação de um edifício público.

Em Porto de Mós o dia será assinalado com a iluminação do Castelo, que na noite de segunda-feira refletirá diferentes cores. Também no castelo, a partir das 17h00, a Câmara Municipal acenderá 500 velas, convidando a população a participar neste momento simbólico com a colocação de uma vela no local.

O Dia Internacional Cidades pela Vida – Cidades contra a pena de Morte comemorou-se, pela primeira vez, em 2002, por iniciativa da Comunidade de Sant’Egídio. O objetivo é comemorar a primeira abolição da pena de morte, que ocorreu no Grão-Ducado da Toscana, em Itália, a 30 de Novembro de 1786.

Desde 2002 que mais 2000 cidades no mundo se declararam “Cidades pela Vida” e estão empenhadas na abolição da pena de morte. Hoje, depois de vários esforços, há 141 países abolicionistas e 57 que ainda mantêm a pena capital.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *