Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Póvoa de Lanhoso renovou bandeira de Autarquia + Familiarmente Responsável

Entrega da bandeira em Coimbra 2015Pelo sexto ano consecutivo, a Póvoa de Lanhoso recebeu a distinção de Autarquia + Familiarmente Responsável. A entrega da bandeira realizou-se no dia 18 de novembro, no Auditório da sede da Associação Nacional de Municípios em Coimbra, sendo que a Vice-Presidente, Gabriela Fonseca, representou a Câmara Municipal Povoense.

A distinção é atribuída todos os anos pelo Observatório das Autarquias + Familiarmente Responsáveis. A cerimónia contou com a intervenção, de entre outras, do Secretário Geral da Administração Local, José Taborda da Gama.

“É com enorme satisfação e orgulho que, do distrito de Braga, o município da Póvoa de Lanhoso foi o primeiro a receber este tipo de galardão e tem conseguido ‘renová-lo’ ano após ano, pelas políticas de apoio e proximidade às famílias Povoenses. A par desta distinção, é ainda de salientar, o reconhecimento já feito pela OMS”, refere Gabriela Fonseca. “Foi o compromisso que assumimos com os Povoenses e, como sempre referiu o Senhor Presidente da Câmara, é preferível fazer menos obras e apoiar quem mais precisa em momentos particularmente difíceis”, destaca ainda.

A Autarquia da Póvoa de Lanhoso é uma das que recebeu a bandeira com palma, por receber o prémio por três ou mais anos consecutivos, neste caso, seis.  O Observatório tem como objetivos principais acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar.

Medidas como o Naturalanhoso, que apoia a natalidade e o comércio local; como o subsídio de apoio ao pagamento das rendas de casa; as bolsas de estudo para ensino secundário e superior e os prémios de mérito escolar António Lopes e D. Elvira Câmara Lopes; o apoio social escolar; os transportes escolares; os manuais escolares gratuitos para alunos com mais necessidades; os cartões municipais; a rede de Centros de Convívio; o trabalho do Banco de Voluntariado e da Loja Social; e o Serviço para a Promoção da Igualdade de Género, que intervém junto de vítimas de violência doméstica, de entre muitas outras, constituem algumas das respostas sociais existentes no município Povoense.

A construção dos Centros Escolares, a construção e melhoria de equipamentos desportivos, como os relvados sintéticos do campo municipal e do campo de Santo Emilião, a renovação da bandeira de Praia Acessível, como medida de promoção da igualdade de acesso, também são aspetos que contribuem para a consolidação de uma forte política transversal de apoio às famílias da Póvoa de Lanhoso.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *