Celorico de Basto, Sociedade, Turismo

Concurso pecuário de raças autóctones voltou a ser destaque na Sta. Catarina em Celorico de Basto

_DSC8976A Feira Anual de Sta. Catarina terminou em beleza com o concurso pecuário de raças autóctones a juntar mais de 100 cabeças de gado das diferentes raças no recinto do Mercado Municipal. A feira esteve nas ruas de Celorico durante quatro dias e voltou a ser motivo de atração para população e turistas.

“A Feira Anual de Santa Catarina é um certame que tem vindo a crescer de forma considerável fruto do investimento concertado da Câmara Municipal. As tradições inerentes a esta feira mantêm-se inalteradas mas temos vindo a aprimorar para criar as melhores condições aos feirantes, aos produtores de gado, e por conseguinte a tornar esta feira atrativa também para turistas, uma vez que estamos a investir amplamente neste setor”, disse o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva. O autarca reforçou ainda tratar-se de um certame “onde se vendem alfaias agrícolas, árvores de fruto e outros artefactos agrícolas mas é também uma feira que em tempos, serviu para que as pessoas se apetrechassem com cobertores e outros adereços quentes para passar o inverno” recordou. “O concurso pecuário das raças Autóctones é uma atividade de referência desta feira que permite aos produtores mostrarem alguns dos seus melhores exemplares de gado bovino e por conseguinte valorizar a atividade. Neste setor não posso deixar de ressalvar a inovação desta feira com o I concurso Inter escolas Agrícolas da raça frísia, razões mais que muitas para tornar esta feira cada vez mais atrativa aos visitantes” concluiu.

A feira anual de Sta. Catarina decorreu de 22 a 25 de novembro com atividades múltiplas a atrair os visitantes. No último dia, hoje, foi destaque o Concurso Pecuário das raças Autóctones para produtores locais que permitiu premiar os melhores exemplares de gado bovino das diferentes raças e respetivas classes. Em concurso estiveram a raça Minhota, a raça Barrosã e a raça Maronesa.

Segundo o presidente da Casa do Agricultor, Paulo Mota, umas das entidades parceiras na organização do Concurso pecuário, este concurso “serve como estimulo para os produtores de gado bovino”. Um concurso muito participativo por produtores e população.

Destaque também para o corta mato da Santa Catarina com os alunos do Agrupamento de Escolas e os alunos da Escola Profissional de Fermil, Celorico de Basto, a disputarem os lugares no pódio nas diferentes categorias. Um corta mato característico da Sta. Catarina que percorre troços previamente estipulados pela vila de Celorico de Basto.

Em dia de encerramento da Santa Catarina os presentes puderam assistir à apresentação dos cavalos de raça garrana.

Este ano a Santa Catarina decorreu de 22 a 25 de novembro pelas ruas de Celorico de Basto.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *