Cultura, Marinha Grande

Festival de Jazz volta à Marinha Grande a 27 de novembro

FlyerA5_JAZZ2015_mupi-01A Marinha Grande prepara-se para receber quatro concertos realizados no âmbito do Festival de Jazz, que decorre de 27 de novembro a 5 de dezembro, no Teatro Stephens e no Auditório José Vareda.

Com este Festival, é retomada a tradição de organizar um evento exclusivamente dedicado a este tipo de música, cujo objetivo é divulgar o Jazz nacional e internacional que se faz na atualidade. Nesse sentido, é um festival que reúne diversos estilos, músicos de todas as gerações, desde os consagrados aos novos valores, apresenta discos recentes e aposta igualmente na divulgação do Jazz feito na região.

Nesta primeira edição, destaca-se a atuação do consagrado contrabaixista dinamarquês Anders Christensen.

O Festival de Jazz da Marinha Grande é organizado pela Câmara Municipal, com o apoio do Hotel Miramar. A direção do Festival está a cargo do músico, compositor e arranjador César Cardoso.

A programação do Festival de Jazz da Marinha Grande é a seguinte:

Dia 27 de novembro . sexta feira . 21h30
AUDITÓRIO JOSÉ VAREDA – Sport Operário Marinhense
FESTIVAL DE JAZZ DA MARINHA GRANDE
QUINTETO NUNO COSTA
Sinopse |
Nuno Costa é já um nome conhecido do panorama jazzístico nacional. Os seus álbuns como líder, “(…) – Reticencias entre Parênteses” editado em 2009, e “All Must Go” (2012) pela Tone of a Pitch estabeleceram-no como “um interessante guitarrista e, acima de tudo, como um dos grandes compositores do nosso jazz”. As suas composições deixam transparecer uma forte componente visual e uma visão original e coerente. Conta com a colaboração de músicos como João Moreira, Bernardo Moreira, Óscar Graça, Rita Maria e André Sousa Machado, para nomear alguns.
Graduado com bolsa pela Berklee College of Music em 2005, após ter terminado o curso da escola do Hot Clube de Portugal, participa ainda como colaborador em projetos como “Depois de Alguma Coisa”(2010) de Gonçalo Prazeres, “Fuse” (2012) dos QuadQuartet e “Silk” (2013) com o grupo Loft, assim como o seu projeto em parceria com o pianista Óscar Graça “Filme/Concerto” dedicado a bandas sonoras. Este último destaca-se pela participação em festivais de cinema como o FIKE em Évora, Faial Films Fest, Encontros de Viana, entre outros.
Nuno Costa é ainda docente da Escola de Jazz Luís Villas-Boas do Hot Clube de Portugal. O seu mais recente álbum “Detox” foi editado em 2015.

Ficha técnica |
João Moreira – Trompete
Nuno Costa – Guitarra
Óscar Graça – Piano
Bernardo Moreira – Contrabaixo
Bruno Pedroso – Bateria
Duração: Aprox. 60 min.
Classificação: Maiores de 6 anos
Preço: 8 euros

Dia 28 de novembro . sábado . 21h30
FESTIVAL DE JAZZ DA MARINHA GRANDE
SEPTETO TOMÁS PIMENTEL
Sinopse |
Tomás Pimentel, uma das grandes referencias do Jazz Português formou este septeto em 1991. Editou o seu primeiro disco em 1994 “Descolagem”, que recebeu os melhores elogios, e é ainda hoje um dos registos discográficos de destaque do Jazz Português. O disco contem 8 músicas originais para esta formação, uma de João Paulo Esteves da Silva, uma de António Pinto e restantes de Tomás Pimentel.
O músico, trompetista muito versátil já colaborou com os mais diversos projetos desde Jorge Palma, Sérgio Godinho, Rodrigo Leão, Primitive Reason, entre muitos outros.
Neste grupo Tomás Pimentel procura uma sonoridade mais orquestral que é muito rica, não deixando de parte a improvisação em que o discurso individual assume um papel preponderante na criação de diversos ambientes sonoros.

Ficha técnica |
Tomás Pimentel – Trompete
João Capinha – Saxofone Alto
Edgar Caramelo – Saxofone Tenor
António Pinto – Guitarra
Óscar Graça – Piano
Mário Franco – Contrabaixo
Alexandre Frazão – Bateria
Duração: Aprox. 60 min
Classificação: Maiores de 6 anos
Preço: 8 euros

4 de dezembro . sexta feira . 21h30
AUDITÓRIO JOSÉ VAREDA
JEFFERY DAVIS, MARCOS CAVALEIRO e ANDERS CRISTHENSEN
Sinopse |
Jeffery Davis e Marcos Cavaleiro têm, nos últimos anos, colaborado em diferentes projetos musicais e com grandes músicos do panorama nacional e internacional. Neste festival, irão apresentar-se em trio e num concerto único com o consagrado contrabaixista dinamarquês Anders Christensen.
O repertório, composto por música original e arranjos de alguns standards, será o ponto de partida para uma viagem sem destino.
Ficha técnica:
Jeffery Davis – Vibrafone
Bruno Pedroso – Bateria
Anders Christensen – Contrabaixo
Duração: Aprox. 60 minutos
Classificação: Maiores de 6 anos
Preço: 8 euros

5 de dezembro . sábado . 21h30
CASA DA CULTURA TEATRO STEPHENS
QUINTETO PEDRO NOBRE
Sinopse |
O pianista iniciou os estudos musicais em 2003 na Escola de Jazz Luiz Villas-Boas do Hot Clube de Portugal e licenciou-se em música na variante de Jazz pela Escola Superior de Música de Lisboa de 2009 a 2012. Tem liderado e co-liderado vários projetos, “Beatriz Nunes Trio”, “Rita Dias e os Malabaristas” com quem gravou, em 2013, o disco Antena 1 “Com os pés na Terra”, “Orquestra Jazz de Leiria”, “Trio Pedro Nobre” e “Pedro Nobre Quinteto”.
Com este Quinteto, o pianista natural da Marinha Grande reúne gerações musicais distintas, juntando sinergias  com músicos de excelência com quem se tem apresentado regularmente. O músico/compositor leciona na Escola de Jazz Luiz Villas-Boas, no Colégio Guadalupe, na New Music School e produz a Orquestra de Jazz do Hot Clube de Portugal, desde final de 2012.
Ficha técnica:
Pedro Moreira – saxofone
Nuno Costa – guitarra
Pedro Nobre – piano
António Quintino – contrabaixo
Pedro Felgar  – bateria
Duração: Aprox. 60 minutos
Classificação: Maiores de 6 anos
Preço: 8 euros

Reservas: teatro.stephens@cm-mgrande.pt ou telefone 244573377.
Bilheteira: Teatro Stephens, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 e nos dias de espetáculos das 20h00 às 22h00.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *