Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Câmara Municipal e Sol do Ave apresentaram projeto “Geração Lanhoso”

Geracao Lanhoso 002A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e a Sol do Ave – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Vale do Ave apresentaram na manhã desta segunda-feira, dia 23 de novembro, o projeto “Geração Lanhoso”.

Com duração de três anos, ou seja, até 2018, o Geração Lanhoso é financiado no âmbito do Portugal 2020 e integra o Programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social Terceira Geração (CLDS3g).

“É com enorme satisfação que a autarquia apresenta mais um Contrato Local de Desenvolvimento Social, sendo este o terceiro. O trabalho que desenvolvemos no passado e as parcerias que fizemos deram confiança necessária para que mais uma vez a Segurança Social confiasse em nós, aprovando mais uma candidatura”, referiu a Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Gabriela Fonseca. Esta responsável deixou uma palavra de reconhecimento à Sol do Ave, principal entidade parceira da edilidade neste projeto e assegurou que “a autarquia está sempre disponível para realizar projetos que melhorem a qualidade de vida dos povoenses”.

Promover a inclusão social dos cidadãos da Póvoa de Lanhoso, com recurso a uma abordagem multissectorial e integrada, através de ações a executar em rede, por forma a combater a pobreza persistente e a exclusão social, é o objetivo geral do Geração Lanhoso, que tem três eixos de intervenção: Emprego, Formação e Qualificação; Intervenção Familiar e Parental, Preventiva da Pobreza Infantil; e Capacitação da Comunidade e das Instituições.

“A intervenção social e a educação são dois pilares principais da atividade da autarquia e é por esse motivo que temos investido fortemente nestas duas áreas. Prova disso é que, ainda na semana passada, recebemos mais uma vez o reconhecimento de Município Mais Familiarmente Responsável, tendo em conta as medidas por nós implementadas quer na educação quer na ação social”, destacou Gabriela Fonseca, para quem “todos os projetos que ajudem a realizar um trabalho de proximidade junto da população e das instituições serão apoiados pela autarquia, pois sabemos bem da sua importância para o desenvolvimento do concelho”. A Vice-Presidente destacou ainda o primeiro eixo do CLDS – Emprego, Formação e Qualificação “pela sua atualidade, pela sua importância, para o equilíbrio social, educativo e profissional das famílias. Esta é uma área fundamental e tudo o que pudermos fazer para ajudar as pessoas a integrarem-se profissionalmente é sem dúvida uma prioridade”. Para Gabriela Fonseca, para ser bem sucedido, todos têm de ser envolvidos e deixou ainda uma mensagem aos parceiros da rede social: “Este projeto só terá sucesso se for executado com o envolvimento de todos, temos um grupo muito qualificado de técnicos ao serviço e um plano de ação muito bem definido. Agora é levar a cabo todos estes objetivos. Contamos com todos vós”.

A Administradora da Sol do Ave, Mafalda Cabral, abriu esta apresentação. “Este é um desafio bastante grande. É, no fundo, o retomar de um trabalho que fizemos já no passado, mas que agora tem outro nível de exigências e outro nível de desafios, sobretudo porque temos metas muito importantes a cumprir, não só metas quantitativas em termos de projeto, mas sobretudo metas para o desenvolvimento social do concelho da Póvoa de Lanhoso”, começou por referir, assegurando depois o total empenho da Sol do Ave e o sentido de colaboração “numa perspetiva de que articulemos todo o trabalho entre nós, Município, Sol do Ave, entidades parceiras; de disponibilizar os diferentes projetos que a Sol do Ave também tem em curso e que em muito poderão contribuir para que consigamos cumprir os objetivos a que nos vamos propor e sobretudo manifestar-vos, enquanto Administradora da Sol do Ave, toda a minha disponibilidade para colaborar convosco em tudo o que for possível e, em tudo aquilo que vocês necessitarem, disponham da Sol do Ave”.

A Diretora do Departamento de Formação, Qualificação e Desenvolvimento Social da Sol do Ave, Marta Coutada, apresentou com detalhe todo o projeto, nomeadamente em termos de imagem associada, objetivos (geral e específicos), eixos de intervenção, ações e interligação entre ações, destinatários, parcerias e equipa técnica.

 

Este projeto foi apresentado no auditório do Centro Interpretativo Maria da Fonte. Para além da Comunicação Social, o mesmo foi dado a conhecer a parceiros da Rede Social local e a participantes no projeto “Social Angels – Comunidade Empreendedora”, que envolve igualmente entidades como a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e a Sol do Ave. Estes últimos colaboraram com esta apresentação através da disponibilização de produtos para o coffee break e de flores para a decoração do espaço.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *