Cultura, Óbidos, Sociedade

Mais de 100 artistas mostram cerca de 1500 presépios nas Gaeiras em Óbidos

Presépios GaeirasA Edição de 2015 da Grande Exposição de Presépios da Vila de Gaeiras vai contar com cerca de 1500 presépios e 115 artistas (artesãos) participantes. Será a maior de sempre. No entanto, nesta 9ª mostra, a organização anuncia outras novidades. Inserida no evento Óbidos Vila Natal, a exposição vai decorrer no Convento de S. Miguel.

Assim, a Junta de Freguesia de Gaeiras, que organiza a mostra, adianta duas novidades: um grande presépio em movimento, construído por um reformado (com 75 anos) da freguesia, e faz, igualmente, um convite à população para fazer presépios nas janelas, jardins, muros das suas casas, para assim se poder criar um “roteiro”.

Mais uma vez, a diversidade de materiais utilizadas pelos artesãos confere a esta Exposição uma riqueza e grandiosidade que não deixará ninguém indiferente. Obras em cerâmica, bolotas, madeira, ferro, casca de ovo, tecidos, joalharia, entre outros, feitas por artistas/artesãos vindos de todo o País.

Alguns dos exemplares a apresentar têm um tamanho fora do “comum”, nomeadamente os presépios feitos em pedra e ferro. Foram convidadas algumas entidades e empresas para participar nesta mostra, nomeadamente o Cencal, Associação Bordados de Óbidos, Gave-Grupo de Artistas Vale de Eureka e o Centro Especial Rainha D. Leonor, das Caldas da Rainha.

A Grande Exposição de Presépios será inaugurada às 14h30 horas, do dia 05 de dezembro, com a atuação do coro da Paróquia de Nossa Senhora da Ajuda, e decorrerá até ao dia 06 de janeiro de 2016.

Poderá ser visitada diariamente das 14h30 às 18h00 (dias úteis) e das 14h30 às 19h00 (sábados, domingos e feriados). A entrada para visitar a Exposição é livre.

A iniciativa conta com o apoio do Município de Óbidos e Óbidos Criativa, E.M..

Informações:
Junta de Freguesia de Gaeiras
Telef.: 262 958 671
Email: junta.gaeiras@mail.telepac.pt

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *