Lamego, Sociedade

Lamego debate segurança na A24 durante o inverno

????????????????????????????????????
????????????????????????????????????

Promovido pela Operscut, empresa responsável pela exploração e manutenção corrente da A24, Lamego recebeu, pelo sétimo ano consecutivo, o encontro que marca o arranque das atividades de segurança rodoviária durante o inverno. Esta iniciativa, designada por“Fórum de Viabilidade Invernal”, juntou representantes das autoridades policiais (PSP e GNR), das entidades de socorro (CDOS e corporações de bombeiros), operadores de autoestradas e gabinetes de proteção civil municipais e de entidades nacionais, nomeadamente o Instituto da Mobilidade e dos Transportes.

A realização do VII Fórum de Manutenção Invernal pretendeu melhorar a comunicação entre todos os intervenientes que têm a responsabilidade de a garantir nos distritos de Viseu e Vila Real, de modo a minimizar as eventuais repercussões provocadas pela queda de neve e gelo ao nível da mobilidade. A reunião de trabalho contou com a cooperação da Câmara Municipal de Lamego e decorreu no Auditório do Centro Multiusos.

Durante a manhã de 18 de novembro, foram abordadas três perspetivas de operação em tempos de frio ou ocorrências de neve. A empresa“Quimitécnica” apresentou o tema “A utilização de sais fundentes, princípios e funcionalidades” e o Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS), da Unidade de Intervenção, da Guarda Nacional Republicana, explicou detalhadamente a “Atuação das Brigadas do GIPS em situações de ocorrências invernais”. A terminar, a apresentação pública da Operscut incidiu sobre a “Operação de Manutenção Invernal na A24”.

No exterior, estiveram em exposição alguns meios móveis utilizados por várias forças de intervenção na limpeza das estradas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *