Palmela, Sociedade

Município de Palmela aposta na defesa e valorização da Floresta Autóctone

CARTAZO Município de Palmela associa-se às comemorações do Dia da Floresta Autóctone, assinalado no dia 23 de novembro, contribuindo, também, para a iniciativa “Semana da Reflorestação Nacional”, dinamizada pelo movimento “Plantar Portugal”.

No dia 22 de Novembro, a autarquia promove a iniciativa “Uma mão pelos trilhos”, uma ação de limpeza, com partida da Alameda 25 de abril, às 9h00 e que decorrerá na Serra do Louro.

No âmbito da “Semana da Reflorestação Nacional”, o programa comemorativo integra, também, um conjunto de iniciativas dirigidas ao público escolar, entre 23 e 27 de novembro, com a plantação de cerca de oito dezenas de árvores, nomeadamente, plátanos, olaias, freixos comuns, amoreiras e mélias, em núcleos urbanos do concelho (Aires, Palmela, Pinhal Novo e Quinta do Anjo), com o objetivo de sensibilizar para a importância da conservação da floresta autóctone.

Destaque, ainda, para a iniciativa “O meu banco de sementes – variedades tradicionais”, que decorre no dia 5 de dezembro, às 15h00, na Biblioteca Municipal de Palmela.

Mais informações e inscrições nas iniciativas (ver programa), através do telf. 212336692 ou do e-mail drodrigues@cm-palmela.pt.

Metade dos 460 km2 do concelho de Palmela é constituída pela estrutura biofísica fundamental de valorização e proteção ambiental. Esta estrutura reparte-se pelo Parque Natural da Arrábida, Reserva Natural do Estuário do Sado, Reserva Ecológica Nacional, Reserva Agrícola Nacional e Espaços Florestais, com destaque para as manchas de Montado de Sobro, Pinheiro Manso, Pinheiro Bravo e Eucalipto. Palmela possui três árvores classificadas – dois sobreiros e um pinheiro –, que se destacam, a nível nacional, pelo seu porte, idade e desenho. A floresta  – que ocupa 100 km2 no concelho de Palmela – assume, para a Câmara Municipal, um valor ambiental, patrimonial e económico de relevo, reafirmando, através das comemorações, o  compromisso com a sua defesa e valorização.

 

Programa:

Dia 22 de Novembro

9h00 | Alameda 25 de Abril, Palmela (ponto de partida)

“Uma mão pelos trilhos” | Ação de limpeza na Serra do Louro

 

De 23 a 27 de novembro

Palmela e Águas de Moura

“A nossa árvore”

Escolas Básicas e associações de idosos do concelho apadrinham uma árvore existente no espaço público, instalando, no local, uma planta alusiva ao exemplar escolhido.

 

De 23 a 27 de novembro

Plantação de árvores em espaços públicos do concelho

 

Dia 24 de novembro

10h00 | Urbanização Vila Paraíso, Pinhal Novo

Plantação de espécies cedidas ao abrigo do Projeto “Floresta Comum”, pelos alunos da Escola Básica Salgueiro Maia.

 

Dia 29 de novembro

9h00 | Alameda 25 de Abril, Palmela (ponto de partida)

Caminhada “Floresta Autóctone”

Caminhada no âmbito do programa “Mexa-se”, na Serra do Louro. Sesinbilização para o impacto dos incêndios florestais na vegetação autóctone e a sua posterior regeneração.

 

Dia 5 de dezembro

15h00 | Biblioteca Municipal de Palmela

“O meu banco de sementes – variedades tradicionais”

Ação de sensibilização, dirigida ao público em geral, sobre a importância das variedades tradicionais e promoção da recolha e preservação de sementes contra a contínua perda de biodiversidade genética agrícola.

Frequência gratuita, mediante inscrição.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *