Celorico de Basto, Sociedade, Turismo

Ruas de Celorico de Basto recebem a Feira Anual de Sta. Catarina

unnamed (36)A Feira Anual de Sta. Catarina decorre em Celorico de Basto de 22 a 25 de novembro e como usualmente promete atrair milhares de pessoas a Celorico de Basto. Este ano a feira conta com um programa vasto com enfoque para o I concurso pecuário Inter Escolas Agrícolas de raça Frísia e o concurso pecuário de raças Autóctones.

“A Feira anual de Sta. Catarina tem características muito próprias que queremos manter e aperfeiçoar no sentido de tornar o certame ainda mais atrativo para feirantes e visitantes. Este ano teremos o I Concurso Inter Escolas Agrícolas – Raça Frísia e como sempre será destaque o concurso Pecuário de raças Autóctones o grande ex-libris desta feira” referiu o autarca, Joaquim Mota e Silva em jeito de antevisão.

O presidente da Câmara municipal de Celorico de Basto ressalvou a necessidade de valorizar as características da ruralidade inerentes ao certame. “Temos produtores de plantas de fruto, produtores de gado bovino, feirantes que vendem mezinhas, cobertores para passar o inverno, alfaias agrícolas e muito mais. A feira anual de Sta. Catarina é um certame rico em tradições voltadas para a ruralidade que precisamos valorizar e que dá uma vida diferente a Celorico de Basto”.

Tal como no ano transato a Feira Anual de Sta. Catarina voltará a ser animada pelo programa da SIC “Portugal em Festa” na tarde de domingo, 22 de novembro. Nesse mesmo dia desenrolar-se-á o I Concurso Inter Escolas Agrícolas e o I BTT de Sta. Catarina. Nos dias seguintes será destaque a exposição Agropecuária Permanente.

No dia 25, quarta-feira, umas das grandes atratividades desta feira encherá o recinto do Mercado Municipal, o Concurso pecuário de Raças Autóctones. Nesse mesmo dia decorrerá a apresentação dos cavalos de raça garrana e o corta- mato de Sta. Catarina.

Em todos os dias de atividade a feira percorrerá as ruas da vila de Celorico de Basto com os tradicionais tendeiros de roupa, cobertores, doces, sardinhas, castanhas, alfaias agrícolas, entre outros. A organização do certame é da responsabilidade da Câmara Municipal de Celorico de Basto e conta com a participação ativa da Escola Profissional de Fermil, Celorico de Basto, como parceira na organização dos concursos pecuários. Outras entidades associaram-se à feira tendo em conta as características a ela inerente.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *