Cultura, Loures

Loures promove tertúlia e exposição sobre Urbano Tavares Rodrigues

Tertúlia Literária UTRVai ter lugar na Biblioteca Municipal José Saramago (BMJS), na próxima sexta-feira, dia 20, pelas 21 horas, uma tertúlia sobre a vida e a obra de Urbano Tavares Rodrigues.

Contará com as participações de Miguel Real (escritor e crítico literário), Maria Helena Serôdio (professora catedrática), Armando Caldas (ator e encenador) e de Ana Letícia Fauri (professora universitária), tendo como moderador: Domingos Lobo (escritor e crítico literário).

O evento cultural decorre no âmbito da exposição “Urbano Tavares Rodrigues: Um percurso de liberdade” que está patente na BMJS, até 30 de janeiro, organizada pelo Município de Loures para homenagear e divulgar as suas diversas facetas, nomeadamente de escritor, jornalista, professor, crítico literário e resistente antifascista.

Urbano Tavares Rodrigues, filho de uma família de grandes proprietários agrícolas de Moura, no Alentejo, nasceu em Lisboa, a 6 de Dezembro de 1923. Licenciou-se em Filologia Românica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Desde cedo, começou a militar na oposição ao Estado Novo, pelo que foi impedido de trabalhar como professor. Passou pela prisão em Caxias e por um longo exílio em França. Em Paris, conheceu alguns dos intelectuais da década de 1950, caso de Albert Camus, de quem foi amigo e que era presença frequente nas suas conversas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *