Cultura, Póvoa de Varzim

Saiba mais sobre a Grande Guerra no Museu Municipal da Póvoa de Varzim

Saiba mais sobre a Grande Guerra no Museu MunicipalFoi inaugurada, na passada sexta-feira à noite, 13 de novembro, uma exposição sobre “A Póvoa de Varzim na Grande Guerra”, no Museu Municipal, seguida de uma conferência proferida por Sérgio Veludo sobre “Como Portugal entrou na Guerra”.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, esteve presente na iniciativa.

A exposição pretende mostrar o impacto que este conflito teve numa terra como a Póvoa de Varzim assim como as alterações que foram introduzidas na vida dos poveiros e dos portugueses em geral. São apresentadas, igualmente, as mudanças na arte da guerra e o impacto que este conflito terá no desenvolvimento acelerado de algumas tecnologias.

Estão patentes algumas dezenas de diaporamas da autoria de Carlos Briz onde se pode ver, em miniaturas de notável qualidade, a recriação de cenas do conflito nas várias frentes da Guerra.

O Museu Municipal aceita marcações de visitas orientadas à exposição para grupos escolares ou outros, sendo que a mesma estará patente até finais de 2016.

Com a exposição arrancou, também, um ciclo de conferências com o mote “A Póvoa de Varzim na Grande Guerra”. A primeira foi proferida por Sérgio Veludo, da Escola Superior de Educação do Porto, sobre “Como Portugal entrou na Guerra”. Segue-se, a 27 de novembro, a apresentação do livro “Moçambique na I Guerra Mundial – Diário de um Alferes Médico“, da autoria de Teresa Araújo, Diretora do Arquivo Municipal da Póvoa de Varzim.

Em dezembro, irão realizar-se duas sessões: no dia 4, sobre “Macimboa da Praia: 50 anos depois da Iª Grande Guerra em Moçambique”, por Rui Faria; no dia 11, a propósito d’ “A Logística Portuguesa na Iª Grande Guerra”, pelo Sargento-ajudante José Manuel Alves dos Santos.

A última sessão será a 8 de janeiro de 2016, intitulada “A memorialização da Iª Grande Guerra”, por José Manuel Flores Gomes.

Veja a fotogaleria.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *