Celorico de Basto, Saúde

Dia Mundial da Diabetes celebrado em Celorico de Basto com Mega Aula de Zumba

_DSC6536Dezenas de pessoas participaram, no dia 14 de novembro, nas comemorações do Dia Mundial da Diabetes, dia oficialmente instituído em 1991 e comemorado em Celorico de Basto com uma Mega Aula de Zumba, com o intuito de sensibilizar a população para o aumento alarmante dos casos de diabetes.

A ação decorreu no pavilhão Gimnodesportivo da EB 2,3/S de Celorico de Basto com onze instrutores em simultâneo que proporcionaram uma Mega Aula de Zumba às dezenas de pessoas presentes.

“A participação numa causa deste âmbito é crucial para sensibilizar a população para a problemática. De facto, verifica-se um aumento dos casos de diabetes no mundo o que merece uma intervenção planeada e que vá de encontro ao problema. Não podemos ficar indiferentes”, disse Helena Martinho Coordenadora da Ação Social e Saúde do Município de Celorico de Basto. “ A Unidade Móvel de Saúde tem um papel importante na prevenção e sendo um serviço de proximidade atuamos no sentido de chegar o mais próximo da população com ações que vão de encontro a todos” reforçou.

A ação incidiu no tema instituído pela organização da Federação Internacional de Diabetes e a Organização Mundial de Saúde “Qualidade de Vida e Diabetes”. Sendo o exercício físico e a alimentação saudável os principais enfoques, a “Mega Aula de Zumba” enquadrou-se na perfeição no dia. “As comemorações do Dia Mundial da Diabetes procuram incidir em comportamentos que vão de encontro à prevenção. A prática de exercício físico de forma recorrente e uma alimentação saudável ajudam a prevenir a doença” disse Cristina Moreira, técnica da Unidade Móvel de Saúde.

As comemorações do Dia Mundial da Diabetes decorrem em Celorico de Basto até ao final do mês de novembro. A UMS proporciona rastreios da Diabetes durante todo o mês e irá decorrer um workshop sobre Alimentação saudável, marcado para dia 27 de novembro.

Estas ações decorrem numa parceria entre a Câmara Municipal de Celorico de Basto e a UCC Mãos Amigas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *