Educação, Montijo

Escola Profissional do Montijo com Centro de Prototipagem

centro prototipagemA Escola Profissional do Montijo (EPM) tem em funcionamento um projeto inovador: o Centro de Prototipagem, que foi inaugurado no dia 12 de novembro, pelo presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta.

O autarca considerou que o Centro de Prototipagem vai beneficiar a “escola e a cidade. É um espaço aberto à comunidade, um espaço de oportunidades e de concretização de projetos reais. Uma infraestrutura inovadora que estimula a criatividade, o empreendedorismo e a inovação”.

João Martins, presidente da Associação para a Formação Profissional e Desenvolvimento do Montijo/Escola Profissional do Montijo, realçou, igualmente, a utilização do Centro de Prototipagem por toda a comunidade: “aquilo que pretendemos é que a comunidade montijense, sobretudo a mais jovem, possa utilizar este espaço, e que, de alguma maneira, possam sair daqui ideias e produtos que se traduzam numa ocupação profissional”.

O Centro de Prototipagem da EPM representou um investimento de 52 mil euros, dos quais 19 mil euros provenientes da Fundação EDP. Está equipado com máquinas de comando numérico computorizado e impressoras a laser e a 3D, que permitem trabalhar materiais com dureza baixa, como acrílicos e madeira.

Inicialmente, o projeto do Centro de Prototipagem integrava a candidatura do Contrato Local de Desenvolvimento do Montijo (CLDS+) – Roda Livre, promovido pela Câmara Municipal do Montijo e executado pelo Centro Social de São Pedro do Afonsoeiro e pela Escola Profissional do Montijo. O Instituto de Segurança Social não financiou o Centro de Prototipagem e a EPM encontrou na Fundação EDP o apoio financeiro necessário para avançar com o projeto.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *