Cultura, Montijo

Noite Antiquíssima na Galeria Municipal do Montijo

1) Até sempreNo próximo sábado, 14 de novembro, às 16h00, a Galeria Municipal do Montijo, em parceria com a Galeria Arte Periférica de Lisboa, inaugura a exposição de pintura Noite Antiquíssima de Rui Serra.

A obra de Rui Serra consiste na apropriação, transformação e reelaboração de imagens recolhidas do quotidiano mediático. Ao poder hipnótico e retiniano das imagens que convoca, o autor acrescenta títulos que são citações do nosso passado cultural. O título desta exposição – Noite Antiquíssima – é disso bom exemplo, ao ser retirado de uma estrofe de um poema de Álvaro de Campos.

Nesta exposição, o pintor aborda, ainda, a estreita relação entre espiritualidade e arte no contexto cultural ocidental, tema desenvolvido na sua tese de doutoramento – Vox Dei, Metáfora(s) da Espiritualidade -, que será a base de uma conferência a realizar pelo próprio no dia 12 de dezembro.

Rui Serra nasceu em Elvas, em 1970. Vive e trabalha em Lisboa. Doutorado em Bela Artes, especialidade de Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, é professor auxiliar de Pintura nesta instituição de ensino superior. Participa regularmente em exposições individuais e coletivas. Representa a Galeria Arte Periférica desde 1991.

O trabalho de Rui Serra está representado no Museu do Chiado, na Culturgest, na Fundação de Serralves, no M.E.I.A.C de Badajoz e em muitas outras coleções públicas e particulares nacionais e internacionais.

A exposição Noite Antiquíssima pode ser visitada até 8 de janeiro de 2016, de segunda a sexta-feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. A entrada é livre.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *