Cultura, Marinha Grande

Festival de Jazz na Marinha Grande

ESP_TS_MARCO2015A Câmara Municipal vai realizar o Festival de Jazz da Marinha Grande, de 27 de novembro a 5 de dezembro, na Casa da Cultura Teatro Stephens e no Auditório José Vareda.

Com esta iniciativa, é retomada a tradição de organizar um evento exclusivamente dedicado ao jazz. O contexto local em termos de espaços destinados à apresentação de projetos artísticos mudou, na sequência da reabertura do Teatro Stephens. Simultaneamente, também o Sport Operário Marinhense concretizou a reabilitação do Auditório José Vareda, com o apoio do Município da Marinha Grande.

O Festival de Jazz tem como principal objectivo divulgar o Jazz nacional e internacional que se faz na atualidade. Nesse sentido, é um festival que reúne diversos estilos, músicos de todas as gerações, desde os consagrados aos novos valores, apresenta discos recentes e aposta igualmente na divulgação do Jazz feito na região.

Nesta primeira edição destaque para a singularidade da presença do consagrado contrabaixista dinamarquês Anders Christensen.

O Festival decorre na Casa da Cultura Teatro Stephens e no Auditório José Vareda do Sport Operário Marinhense, e terá a duração de dois fins-de-semana, sendo apresentados quatro concertos, nos dias 27 e 28 de Novembro e 4 e 5 de Dezembro de 2015.

O Festival de Jazz da Marinha Grande é organizado pela Câmara Municipal, com o apoio do Hotel Miramar. A direção do Festival está a cargo do músico, compositor e arranjador César Cardoso.

A programação do Festival de Jazz da Marinha Grande é a seguinte:

Dia 27 de novembro . sexta feira . 21h30
AUDITÓRIO JOSÉ VAREDA – Sport Operário Marinhense
FESTIVAL DE JAZZ DA MARINHA GRANDE
QUINTETO NUNO COSTA
Sinopse |
Nuno Costa é já um nome conhecido do panorama jazzístico nacional. Os seus álbuns como líder, “(…) – Reticencias entre Parênteses” editado em 2009, e “All Must Go” (2012) pela Tone of a Pitch estabeleceram-no como “um interessante guitarrista e, acima de tudo, como um dos grandes compositores do nosso jazz”. As suas composições deixam transparecer uma forte componente visual e uma visão original e coerente. Conta com a colaboração de músicos como João Moreira, Bernardo Moreira, Óscar Graça, Rita Maria e André Sousa Machado, para nomear alguns.
Graduado com bolsa pela Berklee College of Music em 2005, após ter terminado o curso da escola do Hot Clube de Portugal, participa ainda como colaborador em projetos como “Depois de Alguma Coisa”(2010) de Gonçalo Prazeres, “Fuse” (2012) dos QuadQuartet e “Silk” (2013) com o grupo Loft, assim como o seu projeto em parceria com o pianista Óscar Graça “Filme/Concerto” dedicado a bandas sonoras. Este último destaca-se pela participação em festivais de cinema como o FIKE em Évora, Faial Films Fest, Encontros de Viana, entre outros.
Nuno Costa é ainda docente da Escola de Jazz Luís Villas-Boas do Hot Clube de Portugal. O seu mais recente álbum “Detox” foi editado em 2015.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *