Cultura, Montijo

Cante Alentejano em exposição no Montijo

inaug exposicao retratos do cante_1Um grande momento de homenagem ao Cante Alentejano foi vivido, no passado sábado, 7 de novembro, no Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida (CTJA) com a inauguração da exposição itinerante Retratos do Cante.

Com a presença de muito público, o evento iniciou com um momento de grande qualidade musical pelo Grupo Coral e Etnográfico de Brinches que mostrou toda a beleza e intensidade do Cante Alentejano.

A exposição itinerante Retratos do Cante chegou ao Montijo pela mão do Ateneu Popular de Montijo, com o apoio da Câmara Municipal do Montijo e da Junta da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro.

Na inauguração, o presidente da Câmara Municipal do Montijo expressou o seu prazer “por nos associarmos, enquanto cidade, à homenagem ao Cante Alentejano promovida pelo Ateneu Popular do Montijo que, com a sua dinâmica e empenho, muito tem contruído para a dinâmica cultural da nossa terra. O Cante Alentejano representa um encontro com as nossas raízes culturais, nas quais devemos procurar sempre inspiração para a construção de um futuro melhor”.

Carlos Traquina, presidente da direção do Ateneu Popular de Montijo, realçou o esforço que a “associação fez para receber esta exposição”, acrescentando que trazer o “Cante Alentejano ao Montijo é trazer a alma do Alentejo”.

Retratos do Cante está patente no CTJA até 21 de novembro. A exposição reúne 18 fotografias de seis autores: Álvaro Barriga, Armando Morais, Francisco Romão, Maria Moreira, Pedro Barrocas e Ricardo Granjeia.

A entrada é livre, de terça a sábado das 16h30 às 21h30. Não perca a oportunidade de conhecer, de uma forma diferente, esta expressão musical tão peculiar que define a região do Alentejo.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *