Celorico de Basto, Educação

Alunos de Celorico de Basto candidatos a “Heróis da Fruta”

_DSC5627Dois jardins de Infância de Celorico de Basto, o Jardim de Infância de Pedroso e o Jardim de Infância de Assento – Ribas, fazem parte das escolas participantes na 5ª edição do concurso “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável”. Uma iniciativa gratuita desenvolvida pela APCOI, Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil que conta com o apoio de diversas entidades.

Trata-se de um projeto motivacional desenhado para as escolas do 1º ciclo e jardins-de-infância, que visa incentivar as crianças a ingerir fruta todos os dias, na escola e em casa, conhecer a importância da fruta na alimentação e manutenção da saúde, encorajar as crianças a orgulharem-se de praticar uma alimentação saudável e variada e despertar a comunidade para a todos os benefícios da adoção de pequenas mudanças nos hábitos alimentares diários.

“Apoiamos da forma que nos for possível a participação neste género de concursos que alertam miúdos e graúdos para a importância de uma alimentação saudável onde se dá primazia à fruta e aos vegetais” alertou o vereador da Educação, Fernando Peixoto, sempre atento às questões da educação.

Recordar que no ano passado o Jardim de Infância de Pedroso participou no concurso com o projeto “Hino da Fruta”.

Importa referir que este concurso passará por diferentes fases. Nas próximas semanas, os professores e educadores serão convidados a explorar diversos temas, através de fichas de trabalho e de atividades pedagógicas para realizar na sua sala de aula, que além de incentivarem ao consumo de fruta nas quantidades recomendadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde), levam também às crianças lições importantes sobre alimentação saudável, atividade física, higiene corporal, agricultura, economia e poupança, respeito pelo ambiente e bem-estar emocional, que as ajudam a crescer saudáveis, ativas e felizes.

As turmas participantes terão ainda de realizar um videoclip musical para ensinar aos adultos o que aprenderam ao longo do projeto. As músicas mais criativas serão escolhidas por um Júri que é composto por nomes de referência no panorama musical português: João Gil, Ana Bacalhau dos Deolinda, Amor Electro, o Avô Cantigas entre outros.

Posteriormente, as quatro escolhas do Júri irão receber na sua escola o espetáculo interativo “Super Festa dos Heróis da Fruta” para celebrar a importância da alimentação na saúde das crianças.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *