Sociedade, Trofa

Trofa festeja 17º Aniversário de Criação do Município

850X568_AM2015O Município da Trofa celebra, este ano, o 17º aniversário e organiza como habitualmente um conjunto de iniciativas comemorativas desta data em vários pontos do Concelho, evocando o dia 19 de novembro de 1998, data em que a Assembleia da Republica votou favoravelmente a criação do Concelho da Trofa.

Este ano, as comemorações decorrem de 18 a 22 de novembro, e envolvem ações preparadas para vários públicos como concertos, entrega de prémios, reconhecimento público de Trofenses de valor, desporto, exposições e seminários.

No dia 18 de novembro, a atenção vai para a educação e para os mais jovens, pois durante todo o dia os autarcas vão visitar as escolas do Concelho. Esta jornada vai culminar, ao final da tarde, com a cerimónia de Entrega dos Prémios de Mérito Escolar e Dia do Professor no Auditório da Escola Secundária da Trofa.

No dia do Aniversário do Concelho, Feriado Municipal, 19 de novembro, pelas 10h00, procede-se ao Hastear das Bandeiras, no edifício da Câmara Municipal, seguindo-se a Missa Solene na Igreja Paroquial de Alvarelhos.

De tarde, pelas 15h00, decorrerá na Casa da Cultura, a Cerimónia de Entrega dos Prémios do Concurso Lusófono da Trofa 2015 e revelação dos grandes vencedores deste concurso literário internacional, que todos os anos lança um novo escritor.

Segue-se, pelas 17h00, no Edifício Fórum Trofa XXI, nos Parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro, a Sessão Solene evocativa do 17º Aniversário do Município da Trofa, que será palco de uma homenagem pública a figuras que marcam a história, a arte e a cultura do Concelho.

Esta cerimónia continuará depois já no exterior, incluindo assim o grande espetáculo de inauguração da obra de requalificação dos Parques, que além da programação preparada para a data, vai incluir ainda a Tradicional Vitela Assada.

As comemorações regressam a 20 de novembro, pelas 9h30, com a realização do Seminário “História, Património e Desenvolvimento – Contributos para reforçar o papel dos bens culturais como elementos determinantes para um crescimento sustentado”, no Auditório da Junta de Freguesia de Bougado (polo Santiago), com a participação da Professora Doutora Isabel Vaz de Freitas com o tema “As potencialidades culturais e patrimoniais da Trofa: um concelho em descoberta” e do Professor Doutor José Manuel Alves Tedim com o painel “Nicolau Nasoni: o arquiteto e a sua obra”, ambos da Universidade do Porto.

Este dia dará assim, grande destaque à obra de Nicolau Nasoni, que também deixou marcas no Concelho da Trofa.

Este autor chegou a Portugal em 1725, e na primeira fase da sua carreira artística lusa dedicou-se à pintura cenográfica, barroca e prenunciadora do rococó, mas veio depois a riscar arquitetura, tornando-se rapidamente na figura cimeira da arte do Porto da primeira metade do século XVIII, vindo assim, a desenhar o projeto da Igreja Paroquial de Santiago de Bougado.

Esta jornada cultural regressa pelas 14h30, com a inauguração da exposição “A Igreja Paroquial de Santiago de Bougado” que retrata na Casa da Cultura, a história desta igreja, com projeto de Nicolau Nasoni, inaugurada em 1762, mandada construir a expensas de D. Diogo Mourato, Bispo de Miranda que aqui havia sido abade, tendo aplicado para a sua construção os rendimentos provenientes desta abadia, acumulados ao longo de anos.

De seguida, às 15h30, realizar-se-á uma visita guiada à Igreja de Santiago de Bougado, classificada como Imóvel de Interesse Público.

A sexta-feira termina pelas 21h30, com a apresentação do projeto “Sons Urbanos”, no Salão Polivalente dos Bombeiros Voluntários da Trofa, com um espetáculo inovador, que vai envolver em palco, mais de 60 elementos, numa orquestra alternativa que cruza várias sonoridades.

Este projeto da autoria de André NO, músico natural do Concelho da Trofa, investe na criatividade musical e sonora, assim como na improvisação e música em grupo, cruzando vários estilos desde o folclore, ao hip-hop, desde o clássico ao rock.

A 21 de novembro, decorrerá pelas 15h00, um jogo de futsal entre autarcas e dirigentes associativos no Pavilhão Desportivo de S. Romão do Coronado e às 17h30, o palco é da Banda da Música da Trofa, que dará um concerto de proximidade no Trofashopping, apostando numa vertente mais intimista.

À noite, pelas 21h30, é inaugurado o projeto vencedor do 4º Orçamento Participativo Jovem da Trofa (2014), “50×5 Memoria e Futuro do Centro Paroquial do Muro”, no Centro Paroquial do Muro, num Gala organizada pelos jovens do grupo Juventude Sem Fronteiras e da Comissão Social de Freguesia, autores do projeto. Esta intervenção representa o investimento de 15 mil euros em equipamento de luz, som e projeção.

O último dia das Comemorações, 22 de novembro, começa pelas 9h00, com o II Passeio de Bicicletas Antigas, com partida e chegada nos Parques Nossa Sra. Das Dores e Dr. Lima Carneiro, percorrendo várias freguesias do Concelho.

Às 15h00, há folclore nos Parques Nossa Sra. das Dores e Dr. Lima Carneiro com a realização do programa do 2º dia do Festival de Folclore da Trofa, que foi adiado em setembro, devido ao mau tempo. Assim, a atenção vai para a atuação do Rancho Folclórico Divino Espírito Santo, do Rancho Folclórico de Alvarelhos, do Rancho das Lavradeiras da Trofa e do Rancho Folclórico da Trofa.

As Comemorações do 17º Aniversário do Concelho terminam pelas 18h00, de 22 de novembro, com a realização do concerto “16 anos a cantar”, dos Meninos Cantores do Município da Trofa, no Auditório Fórum Trofa XXI, numa iniciativa solidária, cuja receita vai reverter para a Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica (Apela). Esta iniciativa com direção de Antónia Serra tem a participação especial dos cantores Sara Braga Simões e Mário Alves e do pianista Rui Martins.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *