Seia, Turismo

Noite das Caçoilas no Sabugueiro em Seia

884076e32a85fde4d5ab4fe1dc1af0d4_LEm ambiente de festa e animação popular, a aldeia do Sabugueiro promove, este sábado (7 novembro), mais uma edição da Noite das Caçoilas, uma experiência assente na tradição gastronómica desta terra de pastores.

Na sua essência, a Noite das Caçoilas reflete o ritual desta comunidade que se repete nos dias de festa, assente na preparação das carnes de cabrito, chanfana ou o borrego, temperada em caçoilas de barro e assadas no forno comunitário, um trabalho moroso e efetuado por mãos experientes, que tem sido transmitido de geração em geração.

Assim, neste dia, os visitantes são convidados a vivenciar uma experiência única e a degustar alguns dos sabores mais típicos desta aldeia, o seu pão de centeio e as caçoilas de carne.
O dia começa com o amassar do pão, por volta das 09h, um trabalho desempenhado pelas mulheres da aldeia, que vão dando forma ao pão de centeio e, horas depois, o colocam no forno comunitário. Durante a tarde, pelas 14h começam a chegar as caçoilas de carne, também confecionadas no forno da aldeia, um repasto pronto a servir por volta das 18h.

A iniciativa é promovida pela Junta de Freguesia do Sabugueiro, a Associação de Beneficência do Sabugueiro, a Associação Juvenil da Serra da Estrela e a Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia do Sabugueiro.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *