Celorico de Basto, Sociedade

Pousada da Juventude de Celorico de Basto oficialmente inaugurada

_DSC5083A Pousada da Juventude de Celorico de Basto foi inaugurada num ato simbólico, pelo presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, no dia 30 de outubro.

“Tenho que agradecer aos funcionários desta autarquia pelo trabalho desenvolvido. Conseguimos, no prazo estipulado, colocar este equipamento ao serviço dos jovens. É uma Pousada diferente das usuais, bem enquadrada com a vila de Celorico de Basto e com a Ecopista prevendo-se, com a promoção nacional e internacional, a uma taxa de ocupação elevada” disse o autarca. “Agora, temos que saber receber bem, com um serviço de qualidade. Temos, com este equipamento, uma capacidade de 32 camas, mas futuramente pretendemos chegar às 50 com a requalificação da antiga casa do chefe que se enquadra, na perfeição nesta Pousada da Juventude e, atrair jovens para Celorico de Basto é fazer movimentar a economia local”.

Durante o discurso informal, Joaquim Mota e Silva, observou a importância de apostar no turismo como forma e meio de criar riqueza. “O turismo serve para criar riqueza e postos de trabalho numa área com bastante sustentabilidade no concelho, quanto mais oferta mais forte será o nosso destino turístico” disse o autarca reforçando a sua intervenção com a afirmação de que “temos em mãos a hipótese de uma unidade hoteleira de 5estrelas, estamos a crescer no sentido da qualidade, da dimensão, com um trabalho de rendilhado com várias ofertas vindas do investimento público e privado. Estamos a trilhar um caminho bem pensado e bem estruturado”.

Estas infraestruturas tornaram-se realidade quando a 22 de setembro, o auditório da Biblioteca Municipal recebeu a assinatura de um protocolo entre a Câmara Municipal de Celorico de Basto e a Movijovem para a criação da Pousada da Juventude de Celorico de Basto.

Por norma as Pousadas de Juventude são da gestão da Movijovem mas com o novo modelo de gestão criou-se a hipótese de concessão da gestão a outras entidade ou a integração de novas Pousadas de Juventude. Neste caso a Câmara Municipal é proprietária do espaço e responsável pela gestão do mesmo. Este novo modelo leva à integração automática da pousada na rede nacional e na rede internacional “Hostelling International”. Na generalidade este novo modelo de gestão permite a concessão de exploração a entidades terceiras.

Com estas instalações estão criadas as condições de qualidade de alojamento, constituindo assim uma estrutura de apoio e incentivo à mobilidade dos jovens em geral, tendo como finalidade a criação de condições para o desenvolvimento de atividades e ações que possam contribuir para a ocupação formativa dos tempos livres dos jovens, numa perspetiva cultural e socioeducativa e de desenvolvimento da região. Na generalidade o espaço dispõe de locais de receção, serviços administrativos, de atividades culturais de natureza diversa (sala convívio) e de serviços, localizados no rés-do-chão do edifício da estação. O alojamento propriamente dito engloba quartos duplos, múltiplos, familiares e apartamentos. A casa do chefe da estação será recuperada numa segunda fase e juntará mais 12 camas a este equipamento.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *