Évora, Sociedade

Estudos sobre “Palácios e Dinâmicas Urbanas” apresentados em Évora

Cartaz PT (2)Em Évora tem lugar nos próximos dias 5, 6 e 7 de novembro o congresso Internacional “Palácios e Dinâmicas Urbanas – Centros de Poder e de Conhecimento na Europa”, numa organização conjunta da Câmara Municipal de Évora e a Universidade de Évora. Este evento, que se realizará no Colégio do Espírito Santo, finaliza o programa das comemorações dos 500 anos do Palácio de D. Manuel, celebradas ao longo deste ano.

O congresso reunirá 150 investigadores, oriundos de 29 instituições académicas e científicas, de Portugal e outros países europeus, assim como do Brasil e do Canadá, que atestam a qualidade científica do congresso. Deste total de participantes, contam-se 78 comunicações, que vão ser apresentadas por 112 autores e destacam-se, sem dúvida, os três conferencistas convidados: António Ressano Garcia Lamas, José Martínez Millán e Maria Margaret Lopes, e ainda a participação da Embaixadora Ana Martinho, Presidente da Comissão Nacional da UNESCO.

Ao longo dos três dias serão apresentadas comunicações por investigadores de um amplo leque de científico, subordinadas às seguintes temáticas: os palácios e a polarização, a renovação e a expansão do espaço urbano; o palácio numa leitura arquitetónica e artística; o palácio, as instituições e os poderes; as cortes, a etiqueta e os atores sociais; o palácio como polo de cultura e conhecimento; e os palácios como atração turística e novos usos do património.

De acordo com a organização, este congresso tem como objetivos “contribuir para a partilha e avanço do conhecimento na área da interação entre palácios e espaços urbanos; entre a arquitetura e as cortes (régias ou outras), entre os palácios e as instituições e os agentes de poder, cultura e ciência que albergaram ou promoveram, numa perspetiva de história global de longa duração.” O congresso vai também servir como reflexão “em torno das adaptações e usos dados a este património nas sociedades europeias contemporâneas.”

O congresso integra também um programa cultural no Palácio de D. Manuel, aberto ao público em geral, que se inicia no dia 5 com o espetáculo de música “O Cante Revisitado”, pelas 22:00. No dia 6 realiza-se uma visita guiada à exposição “O Paço e a Cidade – Cinco séculos, uma memória”, às 19:00, e um espetáculo dos Bonecos de Santo Aleixo, às 22:00.

Inscrições e mais informações sobre o programa do congresso podem obtidas consultando o sítio www.palaciomanuel.uevora.pt

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *