Cultura, Lousã

Exposição de pintura “Diálogos” de Rosa Bela Cruz na Lousã

turbilhaoA galeria de exposições temporárias do Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques irá acolher, entre 7 e 30 de novembro, a exposição “Diálogos”, da pintora Rosa Bela Cruz.

A artista convida o visitante a entrar nos “Seus” Diálogos, com a tela, com quem consegue estabelecer uma cumplicidade, marcadamente feminina, enraizada em sentimentos, emoções e angustias, e alguns desejos bem presentes no comum das mulheres do nosso quotidiano.

Optando pela técnica mista, combina a pintura e a colagem, com recurso a materiais diversos, cumprindo conseguir dialogar ou confrontar com a tela.

Os temas abordados firmam-se nas diversas interpretações da figura humana, com diferentes incursões na exploração das distintas leituras proporcionadas pelo rosto ou pelos corpos, sendo a feminina a que maior relevo tem.

O seu trabalho tem um toque de ironia e boa disposição, uma vez que ela se apropria de obras que para a sociedade em geral são intocáveis, como é o caso do quadro de Botticelli que representa “O Nascimento de Vénus”, em que a artista decide dar graças com um piercing.

Tem ainda como referência, artistas como Picasso, Leonardo da Vinci, Frida Kahlo, Vermeer e Klimt, Van Gogh e Magritte.

Desde os anos de 1980 que a artista, que foi professora durante mais de 30 anos, na área de Artes Visuais, está representada em coleções particulares e tem participado com regularidade em diferentes mostras individuais e coletivas e, agora, temos a oportunidade de admirar os seus trabalhos na Lousã.

O Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques, encontra-se aberto, nos dias úteis das 9h-12h30 e das 14h-17h30, fins-de-semana e feriados, das 9h30-13h e das 14h-17h30. A entrada é gratuita.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *