Cultura, Évora

Apresentação do livro “Canto Matinal – de Évora ao Cairo”, de António Murteira

António Murteira  com o Poeta_1O eborense António Murteira apresenta no próximo dia 31 de outubro, sábado, pelas 16 horas, no Teatro Garcia de Resende o seu novo livro, “Canto Matinal – de Évora ao Cairo”, numa sessão organizada pela Câmara Municipal de Évora e a Edições Colibri.

O livro está estruturado em quatro episódios, ficcionados a partir de acontecimentos ocorridos na cidade de Évora e no Alentejo, os quais, através do narrador e dos personagens, espelham algumas das mais prementes interrogações e sentimentos dos humanos no mundo contemporâneo: A estória de Violante e Pedro Páramo; Canto Matinal; Conversa numa esplanada do Cairo; A última carta de amor.

Apresentação do livro estará a cargo do encenador Luís Varela. Conta com a participação de Carlos Pinto de Sá, Presidente da Câmara Municipal de Évora, e de Fernando Mão de Ferro, editor da Edições Colibri. A sessão inclui ainda momentos de leitura com Margarida Guerreiro, José Lourido e António Murteira, e música de Dinis Mendes (piano).

António Murteira nasceu na aldeia de S. Manços, no concelho de Évora. Engenheiro Técnico Agrário, Político (1971-1995), membro do Comité Central do Partido Comunista Português, participou na Revolução de Abril e na Reforma Agrária, e foi deputado na Assembleia Municipal de Évora e na Assembleia da República. No mundo da escrita foi jornalista “free-lancer”, diretor executivo da Revista Alentejo e é escritor. Esteve na Guerra Colonial, em Moçambique, e tem viajado e vivido em África, na Europa e noutros lugares, em cidades como Luanda, Huambo, Bissau, Maputo, Moscovo, Paris, Havana, Lisboa, Beja, Portalegre e Santiago do Cacém, atualmente vive em Évora.

António Murteira conta já com várias publicações editadas, como “Azul e Branco e Ocre” (1998), “Dias Felizes” (2000), “Adeus, Azules” (2002), “Uma Revolução na Revolução: Reforma Agrária no Sul de Portugal” (2004), entre outos livros.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *