Celorico de Basto, Educação, Sociedade

“Contos de Jardim” elucidam crianças de Celorico de Basto para comportamentos amigos do Ambiente

_DSC4530O Município de Celorico de Basto em parceira com a Suma desenvolveram, durante o dia de ontem, 27 de outubro, uma campanha ambiental de sensibilização direcionada aos alunos do 4º ano 1º ciclo do Ensino Básico sobe a valorização por compostagem “Contos de Jardim”. A ação contemplou 152 alunos.

“É cada vez mais urgente atuar no sentido da sensibilização para comportamentos amigos do ambiente. As crianças aprendem com facilidade e são muitas vezes, os grandes responsáveis pela mudança de comportamento do seu agregado familiar. Estas campanhas são feitas de forma divertida para que as crianças adquiram conhecimentos que muito facilmente possam reproduzir. Vivemos num meio rural por isso a compostagem deverá ser um comportamento habitual das famílias depois de conhecidas as mais-valias deste comportamento para o ambiente” reforçou o presidente da Câmara municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva.

A ação apoiou-se no livro de estórias “Contos de Jardim” e atividades para jovens ecológicos que, e apelando à fantasia através de fábulas cujas personagens principais são animais promove a realização de atividades de grupo, de exterior e de contacto com a Natureza. Genericamente pretendeu-se incentivar a população para práticas de valorização de resíduos e para a poupança de recursos naturais.

Foi objetivo sobretudo, evidenciar as mais-valias da compostagem doméstica (transformação de resíduos orgânicos em adubo): redução da quantidade de resíduos que vão para aterro e, consequentemente, diminuição das idas ao contentor, e obtenção de um novo produto com utilidade a custo zero, que irá tornar plantas, flores e alimentos mais saudáveis e com mais qualidade.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *