Sociedade, Vale de Cambra

Vale de Cambra debateu a importância da arte no desenvolvimento da criança

DSC05162Cerca de sessenta pessoas, e vinte cinco crianças, aceitaram o desafio da autarquia cambrense, e participaram no colóquio “A importância da Arte no Desenvolvimento da Criança” que decorreu no dia 24 de outubro de 2015, na Biblioteca Municipal de Vale de Cambra. O projeto “Educar com Arte”, promovido pelo Município durante um ano em parceria com as bibliotecas escolares, o Agrupamento de Escolas do Búzio, as IPSS’s locais, as Comissões de Idosos, o grupo “ao lanche com Jesus” (Carregosa – Oliv. De Azeméis) e o Centro de Formação AVCOA, encerrou assim, com chave de ouro.

Catarina Paiva, Vereadora da Educação da Câmara Municipal, presidiu ao encontro, realçando desde logo, a importância da discussão sobre o tema.

“Efetivamente todos nós, adultos, nos damos conta que, quando a criança começa a pegar em algo que risque, começam a aparecer nos sofás, nos armários, nas paredes, enfim, em qualquer sítio onde esta possa transmitir o seu movimento criativo, que são apenas os chamados “gatafunhos”. A criança está a desenvolver a sua criatividade, esta criatividade precisa de ser trabalhada e desenvolvida, e é por meio do trabalho realizado com a arte nas escolas que isso será possível”, realçou a Vereadora da Educação.

Catarina Paiva deixou o repto: “quanto mais cedo se trabalhar a Arte com a criança, melhor, pois a arte colabora para o seu desenvolvimento expressivo, tornando a criança mais sensível e criativa. A criança deve ser encorajada a garatujar, pois esses traços são o início de sua expressão gráfica e, posteriormente, a levarão até a escrita. Crianças motivadas para as artes desenvolvem habilidades de atenção e estratégias de memorização que ajudam em outras áreas, aumentando o poder de concentração, daí que o trabalho com arte tem sido associado a um melhor desempenho escolar, pelo que cremos firmemente que a educação escolar deve dispor de meios necessários para, respeitando as características de todas as etapas do desenvolvimento infantil, chegar até a criança”.

Joaquim Coimbra, professor na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto e Andreia Valquaresma, Psicóloga e doutoranda em Piscologia, foram os oradores convidados que, perante uma plateia entusiasmada e atenta, abordaram assuntos como: Ensino, Arte, Crescimento e Educação.

A segunda parte do colóquio, ganhou outra vida, com a adesão de pais e filhos que, juntos, puderam expressar a sua criatividade nos grandes painéis de papel de cenário montados para o efeito, no átrio da Biblioteca.

Com tintas e pincéis “nasceram” casas, árvores, corações, o sol, o arco íris ou as estrelas. Ao longo de duas horas as crianças deram asas à imaginação, e contaram com os seus pais ou encarregados de educação para criar e pintar aquilo que é a sua realidade, vista pela sua fértil imaginação.

Porque a “Arte contribui definitivamente para um bom desenvolvimento e crescimento das nossas crianças”!

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *