Economia, Felgueiras, Turismo

Felgueiras promove o Turismo Empresarial

DSC_7273O município de Felgueiras está a receber turistas interessados em conhecerem um pouco mais a atividade económica e empresarial do concelho, pioneiro em vários setores de atividade, e em adquirirem produtos nos postos de venda das empresas.

As visitas surgem depois da apresentação do Roteiro de Turismo Empresarial, efetuada em setembro, e são agendadas por operadores turísticos que têm constatado um aumento de interessados no turismo empresarial.

Os roteiros propostos são diversificados e pretendem dar a conhecer os diferentes setores de atividade dinamizados no concelho: (calçado, confeção e bordados, gastronomia e vinhos, kiwicultura…)

Esta visita teve início na Loja Interativa de Turismo e os visitantes deslocaram-se depois para um espaço de culto, a Igreja de S. Vicente de Sousa.

Seguiram para a fábrica “Leira Calçados” onde receberam os turistas, fizeram uma breve apresentação da sua atividade e apresentaram a sua loja de fábrica.

A Quinta da Lixa foi outro local de visita. Aqui, os visitantes, vindos de vários concelhos da região Norte, tiveram oportunidade de ver o processo de produção de vinho, de degustar aquele néctar e de o adquirir.

A deslocação à fábrica do Pão-de-ló de Margaride Leonor Rosa da Silva encerrou esta visita.

A vereadora, Adelina Silva, realça que estas visitas materializam o que foi pensado aquando da criação do Roteiro de Turismo Empresarial: “ter o turismo como motor de dinamização e promoção intersectorial, aproveitando e potenciando efeitos sinérgicos da excelência empresarial do concelho”.

Refira-se que o Roteiro de Turismo Empresarial enumera um conjunto de 13 empresas, dos vários setores de atividade.

Associada a este suporte, existe também uma aplicação mobile para Android, desenvolvida por um aluno da ESTGF em parceria com a Câmara Municipal.

A aplicação dispõe de  informação sobre as empresas que integram o roteiro, bem como conteúdos referentes a toda a atividade turística que os visitantes têm ao dispor (monumentos, espaços culturais e de lazer, alojamento e restauração….).

Este projeto, desenvolvido pelo Turismo de Felgueiras, em parceria com a ESTGF na vertente tecnológica do aplicativo mobile em Android, representa uma estruturação da oferta com abordagem integrativa, ou seja juntando à rede anterior (que incluía para além dos agentes da fileira os atrativos culturais – sobressaindo a Rota do Românico – e naturais, enoturismo, kiwicultura, doçaria e a agricultura biodinâmica) as empresas distintivas do setor do calçado. Este produto está, assim, vocacionado simultaneamente para o turismo de negócios e para o touring cultural.
Apesar do aplicativo mobile e do site específicos este produto está devidamente integrado (coerência com a visão e ação estratégia) na inovadora tecnologia do Turismo do Porto e Norte, ou seja na rede das promotoras virtuais TOMI!

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *