Porto de Mós, Sociedade

Encerramento das comemorações dos 500 Anos do Foral Manuelino iluminou Porto de Mós

unnamed (20)No dia 24 de Outubro Porto de Mós realizou a cerimónia de encerramento das Comemorações dos 500 Anos do Foral Manuelino, atribuído à vila em 1515.

As comemorações, que decorreram durante vários meses, culminaram com o lançamento do livro “Forais de Porto de Mós”, da autoria de Saul António Gomes, coordenador científico do projeto, António José de Menezes Teixeira e Kevin Soares. Esta publicação compila um conjunto de estudos que contribuem para a caracterização do território de Porto de Mós, dando conta, naturalmente, das implicações que, nomeadamente, o Foral de D. Manuel I teve na vida civil e administrativa da vila e do concelho. O documento inclui, também, a transcrição do Foral de D. Dinis, atribuído a Porto de Mós em 1305, perpetuando, numa única obra, estes dois momentos da história portomosense. O livro encontra-se à venda no Município de Porto de Mós e pode ser adquirido pelo valor de 50,00€.

Segundo o Presidente da Assembleia Municipal, Rui Neves, celebrar a história de Porto de Mós é um caminho que se vai fazendo e que se completa, mandato a mandato. Para além da celebração desta data histórica, Rui Neves referiu que a intenção de recuperar a Central Termoelétrica (cujo projeto foi recentemente apresentado) é uma forma de continuar a zelar pela história local.

Kevin Soares e António José de Menezes Teixeira ressalvaram o prazer da sua participação neste projeto e a importância que os Municípios detêm no que concerne ao registo escrito e concretização cultural da história local e nacional.
Já Saul António Gomes brindou os presentes com uma resenha histórica que terá aguçado a curiosidade a quem tem interesse em conhecer melhor o livro, agora editado.

Após a apresentação do livro deu-se lugar ao momento de entrega de lembranças às personalidades e entidades que colaboraram com o Município de Porto de Mós durante todo este processo, tendo a cerimónia encerrado com um espetáculo multimédia “Águas Dançantes” que iluminou e transformou a Praça da República num memorial vivo sobre este acontecimento.

De referir que as Comemorações dos 500 Anos do Foral Manuelino tiveram início a 18 de Fevereiro de 2015 e, desde então, vários eventos se realizaram tendo como base esta data: espetáculo “Auto da Barca do Inferno”, Semana da Educação “O Rei e o Foral”, Teatro de Rua, À Descoberta de Porto de Mós e Exposição “500 Anos de Foral Manuelino”.

>> Descarregar Imagens

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *