Sociedade, Torres Vedras, Turismo

Festival do Vinho de Torres Vedras 2015

Festival do Vinho de TorresO Festival do Vinho de Torres Vedras realizar-se-á de 30 de outubro a 13 de novembro, no Pavilhão Multiusos da Expotorres, integrado no programa comemorativo das Festas da Cidade. Esta é a 4.ª edição deste festival que contará com a participação de 11 produtores de vinho do Concelho de Torres Vedras, um espaço permanente dedicado à mostra e venda de vinhos, provas, concurso e uma mostra de uvada.

O Festival do Vinho de Torres Vedras assume-se como mais uma forma de celebração do S. Martinho, da vinha e do vinho, elementos fundamentais que traduzem a vivência deste concelho, o trabalho das populações, o saber dos antigos e a arte ligada à atividade.

Com esta iniciativa brindamos ao nosso bom vinho e enaltecemos a importância socioeconómica que este tem em Torres Vedras, um dos concelhos com maior tradição vitivinícola do país. Desta forma, a Câmara Municipal de Torres Vedras, em conjunto com os produtores locais, organiza um conjunto de iniciativas onde o vinho é o ator principal.

Em permanência, no Pavilhão Multiusos da Expotorres, está um espaço dedicado à mostra e venda de vinhos que será dinamizado pelos 11 produtores locais que participam nesta 4.ª edição, nomeadamente: Sociedade Agrícola Quinta da Folgorosa, Lda; Sociedade Vitivinícola do Formigal, Lda; Santos & Santos, Lda; João Melícias – Unipessoal, Lda; António Francisco Bonifácio & Filhos, Lda; Adega Cooperativa da Carvoeira, CRL; Adega Cooperativa de Dois Portos, CRL; Adega Cooperativa de S. Mamede da Ventosa, CRL; Vinhas do Portuxo, Lda; AVA – Associação para Valorização Agrária e Adega Mãe – Sociedade Agrícola, Lda.
Cada produtor irá expor as suas referências de vinho tinto, branco e rosé.

Depois também “Há Provas”. Todos os dias do Festival do Vinho de Torres Vedras haverá produtores distintos em destaque, num espaço orientado para o efeito, onde o produtor evidencia as suas referências e dinamiza a sua marca, dando provas e fazendo venda personalizada.

“O Vinho Tinto e Branco de Torres Vedras 2015” é o concurso organizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras, com orientação técnica do INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária.I.P – Unidade Estratégica de Investigação e Serviços de Biotecnologia e Recursos Genéticos, que premeia a qualidade dos vinhos tinto e branco produzidos no Concelho de Torres Vedras. Esta ação constitui um incentivo que se materializa em prémio, passando os vencedores a integrar as ofertas institucionais do Município em todos os seus eventos do ano de 2016. O anúncio dos vencedores será feito no dia 14 de novembro, no decorrer da Grande Final do Festival das Vindimas, no Pavilhão Multiusos da Expotorres.

Decorrerá ainda uma mostra de uvada que contará com a participação de 10 produtores: Silvana Silva, Hélio Gomes e Rita Santos, Joaquim Gomes, António Sérgio Gomes, Jorge Antunes, Ana Duarte (Moinhos da Capucha), Maria da Conceição Gomes, Paulo Rodrigues, Eusébio Marques e Paula Sarreira.

O Festival do Vinho de Torres Vedras é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras e conta com o apoio dos Produtores de Vinho do Concelho de Torres Vedras, Associação de Agricultores de Torres Vedras e INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária de Dois Portos.

 

Brindemos ao nosso bom vinho! Contamos consigo.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *