Ansião, Sociedade

Ansião e Mosteiros assinaram acordo de Geminação

DSC_0360Foi assinado no passado Sábado, 17 de Outubro, no salão nobre dos Paços do Concelho de Ansião, o protocolo de geminação entre Ansião e Mosteiros, município da Ilha do Fogo, naquele arquipélago, numa cerimónia presenciada, entre outros, por uma comitiva Cabo-Verdiana, composta por autarcas e empresários, que ao longo desta semana visitam a região de Leiria. A geminação agora firmada decorre precisamente de uma visita solidária por uma delegação da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) à Associação de Municípios de Fogo e Brava, no passado mês de Maio.

Na sua intervenção, momentos após a assinatura, o Dr. Rui Rocha, presidente da Câmara Municipal de Ansiao, referiu o processo de construção do acordo de geminação, centrado na partilha de boas práticas municipais e institucionais nas várias áreas de intervenção das autarquias, com destaque para a cultura, acção social e educação, mas também com intervenções nas áreas do turismo, agro-negócio e promoção empresarial. O Dr. Rui Rocha anunciou ainda naquele acto a proposta, a ser submetida à próxima reunião de Câmara, de um apoio de 5.000,00€ para a construção de uma habitação social em Mosteiros. Informou ainda das diligências para enviar fundo documental para a biblioteca municipal de Mosteiros. Resultantes da iniciativa privada, anunciou a cedência de 4 computadores, pela Escola Tecnológica e Profissional de Sicó, e material para intervenção autárquica nas áreas da sinalização e mobiliário urbano, disponibilizado pela empresa SNSV, instalada no Parque Empresarial do Camporês.

Por sua vez o Dr. Carlos Fernandinho Teixeira referiu a enorme proximidade entre Portugal e Cabo-Verde, sublinhando também a forte ligação consolidada em poucos meses com Ansião. Apontando Cabo-Verde como um exemplo de democracia no contexto Africano, aludiu à capacidade de superação daquele povo, que tem conseguido fazer crescer um País de poucos recursos e amiúde assolado por catástrofes naturais, de que é exemplo a recente erupção do vulcão da Ilha do Fogo, onde Mosteiros se localiza.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *