Lamego, Sociedade

Seminário internacional em Lamego vai refletir sobre o Holocausto

SeminarioHolocausto2015final (1)Em memória dos 70 anos da libertação do campo de concentração de Auschwitz, o Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego, vai acolher as principais iniciativas promovidas no âmbito do seminário internacional “Olhares e Reflexões sobre o Holocausto”, uma organização daMemoshoá – Associação Memória e Ensino do Holocausto e dos professores António Martins e Isolina Guerra,  em parceria com o Yad Vashem – Escola Superior do Ensino do Holocausto, em Jerusalém.

De 23 a 26 de outubro, este seminário internacional terá a responsabilidade de promover e divulgar junto da comunidade educativa a memória histórica dos acontecimentos trágicos vividos na Europa durante a II Guerra Mundial e do Holocausto. Segundo a organização, também terá a missão de impulsionar a divulgação dos Direitos Humanos como suporte de ação junto da comunidade, para que perdurem na memória das gerações futuras. O encontro terá uma extensa programação que integra a realização de palestras e debates e a exibição de filmes e documentários que trará à cidade de Lamego a participação de muitos professores e educadores interessados na temática do Holocausto. No domingo, o dia será ocupado com um programa cultural e na segunda-feira estão programados encontros do Yad Vashem com alunos e professores dos concelhos de Lamego e Tarouca.

Ao longo do Seminário “Olhares e Reflexões sobre o Holocausto”, decorrerá uma feira do livro sobre a temática do Shoá, com especial destaque para as obras de Esther Mucznik, Presidente da Memoshoá, e Avram Milgram. Em simultâneo, estará patente ao público uma exposição, aberta à comunidade, dedicada à temática do Shoá. A cidade de Lamego recebe primeiro esta mostra que segue, logo depois, a partir do dia 27, para o Auditório Adácio Pestana, em Tarouca.

A iniciativa tem o apoio institucional das autarquias de Lamego e Tarouca, do Agrupamento de Escolas de Latino Coelho, do Agrupamento de Escolas de Tarouca, do CEFOP-LART, da Tertúlia de Artes e Letras do Hotel Lamego e da empresa “Cris Douro”. As inscrições para o seminário são gratuitas.

Pode consultar o programa completo do evento em www.cm-lamego.pt

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *