Economia

expoMECÂNICA abre em abril caminho para negócios mil…

expoMECANICA2015_P1050368CAinda que devagar, devagarinho, a recuperação do setor automóvel nacional parece estar a refletir-se um pouco por todos os segmentos da fileira. E, a fazer fé no discurso do tecido empresarial, o segmento do pós-venda é um dos que acredita na curva. Mais do que palavras, o setor é feito de ação, daí que várias dezenas de empresas tenham já garantido participação no expoMECÂNICA 2016 – 3.º Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto, na EXPONOR – Feira Internacional do Porto de 15 a 17 de abril (todos os pormenores em www.expomecanica.pt).

A organização, a cargo da KiKai Eventos, começou a marcha há apenas um mês, mas cerca de 55% da área da exposição encontra-se já adjudicada ou sob reserva. Este facto deixa perceber que não só a atividade económica está com a feira, como a mesma «veio redefinir o padrão deste tipo de acontecimentos para o aftermarket automóvel nacional», assevera José Manuel Costa, diretor da KiKai.

Para fundamentar a análise, o responsável alude à estatística saída do fecho da última edição, onde 57% das empresas presentes garantiram ter realizado negócios durante o próprio evento. O inquérito desenvolvido por uma entidade especializada evidenciou igualmente que 90% dos expositores atingiram os objetivos, e 94% consideraram ter o certame ajudado a promover as vendas.

Entre o tecido empresarial, o índice de satisfação situa-se, por isso, num patamar elevado (7,8 numa escala de 10), sendo que 98% asseverou pretender continuar a participar no Salão. Por outro lado, 60% da massa expositiva disse ter tido contacto com visitantes estrangeiros (foram quatro os países representados entre os expositores).

Quanto aos visitantes, eminentemente profissionais, os indicadores posicionam o expoMECÂNICA com um grau de satisfação igualmente alto – 7,76 (num máximo de 10). Cerca de 61% afirmavam ter interesse em fazer compras durante o certame, ao passo que 98% dos inquiridos revelavam pretender voltar a visitar a mostra na próxima edição.

Nova imagem, data, horários e…

E o expoMECÂNICA 2016 começou já a ser desenhado. Uma nova imagem, uma data adaptada ao calendário da maioria das empresas e horários que procuram responder aos anseios que grande parte dos expositores fizeram notar à Organização em junho último.

«Em 2015, 11.500 metros quadrados de área expositiva receberam 141 entidades expositoras e uma média – reveladora – de quase um visitante profissional por metro quadrado de espaço disponível. Para 2016 procuraremos incrementar um pouco esses números, apostando simultaneamente em apurar ainda mais a qualidade do visitante aos objetivos da malha expositiva», acrescenta Sónia Rodrigues, também responsável da KiKai.

… expoMECÂNICA Stars em plena feira

O Salão manter-se-á fiel ao enquadramento que conquistou o setor, mas empreenderá novidades e melhorias, sobretudo no patamar das atividades paralelas.

Uma delas é a inclusão do ciclo de conferências (que decorria nos auditórios do Centro de Congressos da EXPONOR) dentro do espaço da própria feira. A KiKai renomeou a iniciativa de expoMECÂNICA Stars e quer que, para além de transportar maior dinamismo para o núcleo do acontecimento, o esforço sirva de palco aos grandes especialistas nacionais e/ou internacionais da mecânica automóvel, da mecatrónica e do aftermarket, com o envolvimento das empresas e trazendo a terreiro os assuntos que verdadeiramente mais interessam aos profissionais.

A exemplo, de resto, do que aconteceu com o DEMOTEC – Espaço de Demonstração em 2015, que esteve praticamente sempre lotado (cinco entidades participantes, 21 temas apresentados e outras tantas horas de formação).

«Queremos transformar o expoMECÂNICA também num lugar de referência em termos de reflexão e debate setorial», explica José Manuel Costa, adiantando que haverá igualmente um reforço nos passatempos. «Entramos numa fase de trabalho intenso, que implica concertação de estratégias com os nossos parceiros, no polimento das ideias e dos projetos que pensámos para esta edição», secunda.

O Pit Stop é uma das iniciativas a repetir, e que voltará a premiar a perícia e a rapidez dos visitantes na troca de pneus. Na última edição foram cerca de 150 as participações.

Para rechear quer a componente de networking quer a vertente lúdica da feira, a Organização ultima, portanto, o programa final de atividades.

A síntese do evento:

expoMECÂNICA 2016 – 3.º Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto

Organização: KiKai Eventos

Data: de 15 a 17 de abril de 2016

Local: EXPONOR – Feira Internacional do Porto, Pavilhão 6 e galerias adjacentes

Horário: das 10 às 22 horas, nos dias 15 e 16 (sexta-feira e sábado); e das 10 às 19 horas, no dia 17 (domingo)

Em exposição: PEÇAS & SISTEMAS – motores, escapes, eixos, direções, travões, jantes, amortecedores, peças metálicas e montadas, janelas, para-choques, tetos de abrir, instrumentos, airbags, tampões, cadeiras, aquecimento, ar condicionado, ajustadores elétricos, filtros de interior, rádios; antenas, navegação, telemática, telemóveis, DVD, elétrico, bateria, faróis, cabos, chicotes, unidades de controlo, rolamentos, peças de reposição, reparos, restauração, híbrido e gás; TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO & GESTÃO – concessão de planeamento e construção (consultores de negócios, certificações, consultoria ambiental e de proteção), entidades financeiras (finanças, seguros e conceitos de franquia) e sistemas de gestão (organização de negócios, tecnologias de informação, gerenciamento de dados e soluções de fidelização de clientes). ESTAÇÕES DE SERVIÇO & LAVAGEM – equipamentos para estações de serviço, armazenamento, sistemas alternativos de combustível; produtos para limpeza e conservação, entre os quais equipamentos de lavagem e para cuidado dos veículos, limpeza e preparação dos mesmos; vending, lojas de conveniência e empresas de combustíveis; REPARAÇÃO & MANUTENÇÃO – equipamentos e ferramentas (elevação, ensaio e de medição e instalação de pneus); prevenção de corrosão e pintura (sistemas, equipamentos, tintas de prevenção, reciclagem (sistemas e equipamentos); reboques para carros; ACESSÓRIOS E CUSTOMIZAÇÃO – acessórios para automóveis em geral, sistemas de desempenho, aprimoramento de design, ótica, opções e conversões, rodas, pneus e jantes.

Perfil do visitante: O expoMECÂNICA é um salão profissional. O acesso faz-se mediante convite e os profissionais devem credenciar-se antes da sua visita. É interdita a entrada a menores de 14 anos.

Apoios: Associação Nacional do Ramo Automóvel (ARAN), Centro de Formação Profissional da Reparação Automóvel (CEPRA), Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA), Associação Automóvel de Portugal (ACAP), Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM)

Media partners: Turbo Oficina, Turbo Oficina Pesados, Turbo Oficina Pneus, Jornal das Oficinas, Revista dos Pneus, Revista Pós-Venda, Vida Económica – Suplemento da ARAN, Revista da ANECRA, Transportes em Revista, Revista Eurotransporte, Jornal dos Transportes

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *