Porto de Mós, Sociedade

Encerramento das Comemorações dos 500 Anos do Foral Manuelino em Porto de Mós

A3_encerramento do foral-01A 18 de Fevereiro de 1515, D. Manuel I atribuía à Vila de Porto de Mós o Foral Novo, reforçando a sua importância e autonomia administrativa. 500 anos passados sobre esta data, a Câmara Municipal de Porto de Mós celebrou durante vários meses e com diversas atividades culturais este marco histórico.

No dia 24 de Outubro terá, então, lugar a cerimónia de encerramento das comemorações, pelas 19h00, na Praça da República da qual fará parte o lançamento do livro “Forais de Porto de Mós”, da autoria de Saul António Gomes, coordenador científico do projeto, António José de Menezes Teixeira e Kevin Soares. Esta publicação compila um conjunto de estudos que contribuem para a caracterização do território de Porto de Mós, dando conta, naturalmente, das implicações que, nomeadamente, o Foral de D. Manuel I teve na vida civil e administrativa da vila e do concelho. O documento inclui, também, a transcrição do Foral de D. Dinis, atribuído a Porto de Mós em 1305, perpetuando, numa única obra, estes dois momentos da história portomosense.

Após a cerimónia de apresentação do livro “Forais de Porto de Mós”, seguir-se-á um espetáculo multimédia e de fogo-de-artifício alusivo ao contexto da época.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *