Celorico de Basto, Desporto

Ética e Deontologia no Desporto foi tema no curso de treinadores de Andebol Grau II em Celorico de Basto

_DSC1527No dia 10 de outubro, no auditório da EB 2,3/S de Celorico de Basto, com uma série de individualidades, o BECA/BCB desenvolveu mais uma ação do curso de treinadores de andebol grau II. Uma iniciativa que conta com o apoio de diferentes individualidades e a participação de 15 formandos.

Esta jornada incidiu no tema “Ética e Deontologia no Desporto” dado por Pedro Sequeira, Master Coach de Andebol, preletor convidado e membro da Federação Portuguesa de Andebol. Até ao momento, os formandos já receberam várias formações sendo que a primeira fase deste curso terminará a 21 de novembro seguindo-se um estágio num clube com a duração de 400 horas. Estes treinadores quando terminarem a formação de grau 2 ficam habilitados a treinar equipas até aos seniores (3ª Divisão – Treinadores Principais) e todos os escalões de formação até Juniores e podendo ainda, ser adjuntos até à 2ª Divisão Nacional.

Presente na ação o Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Fernando Peixoto, enalteceu o trabalho desenvolvido pelo BECA no sentido de incrementar de forma consistente o Andebol no concelho. “Temos assistido a um esforço notável por parte do BECA para implementar andebol em Celorico de Basto. Nota-se o empenho do Prof. Varejão no desenvolvimento de atividades múltiplas com o intuito de cativar atletas e a comunidade em geral para a prática desta modalidade. O município está sempre recetivo a apoiar a prática desportiva sobretudo tratando-se de um desporto que os alunos gostam”, disse. O vereador destacou a importância de existirem opções de escolha na prática desportiva. “É preciso que diferentes modalidades ganhem força no concelho. Temos espaço para todos e o Andebol tem dado passos largos para se tornar uma modalidade de referência”.

A mesma opinião foi reiterada pelo Vice-presidente da Associação de Andebol de Braga, Novais Ferreira, que salientou a importância do trabalho em parceria. “Quando várias instituições se unem com o mesmo objetivo os resultados só podem ser positivos e o Andebol tem alavancado muito Celorico de Basto”.

Este é o segundo curso para treinadores proporcionado Beca, agora grau II. João Varejão, um dos principais responsáveis pelo sucesso do Andebol em Celorico de Basto, treinador do BECA e diretor do curso de treinadores, destacou o Andebol como modalidade de eleição que exige um conhecimento aprofundado. “A nossa missão, enquanto BECA/BCB não é apenas “dar” Andebol mas permitir um conhecimento profundo, um gosto enraizado pela modalidade, promovendo o Desporto (Andebol) em Celorico de Basto desde a sua base, passando pela inclusão dos pais, alunos, treinadores, dirigentes, árbitros e demais agentes desportivos, só assim, o Andebol poderá sobreviver e crescer sem depender apenas de uma pessoa. Estas formações são fundamentais para os clubes”.

A ação contou ainda com a presença de um membro da Direção do Agrupamento de Escolas, Jorge Vasconcelos. “Recordar que neste momento existem 6 grupos equipa do Desporto escolar na modalidade de Andebol distribuídos pelas escolas da Mota, Gandarela, Celorico de Basto e ainda atividades no 1º ciclo”.

O BECA continua a sua atividade como clube federado, agora integrado no Basquet Clube de Basto para permitir uma melhor utilização dos recursos financeiros. Este ano o BECA/BCB terá a competir 2 equipas de infantis

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *