Cultura, Trofa

Trofa dá a conhecer História da Travessia do rio Ave a 17 de outubro

metronewsValorizando a identidade e o percurso histórico locais, a Câmara Municipal da Trofa organiza a 17 de outubro, na Casa da Cultura, uma iniciativa intitulada “História da Travessia do Rio Ave na Trofa”, que terá como orador principal Olegário Pereira.

Com esta atividade, que decorre a partir das 14h00, a Autarquia pretende dar a conhecer a vertente histórica da travessia do rio Ave, mostrando todas as alterações que ocorreram até aos dias de hoje.

“Historicamente os cursos fluviais foram um espaço natural onde o Homem encontrou óbices, mas ao mesmo tempo valências. Com a evolução dos tempos e com o surgimento de indústrias tornou-se necessário arranjar uma solução para se atravessar o rio de forma a escoar as mercadorias e facilitar a passagem das pessoas, pois as barcas de passagem já não eram suficientes.

Nessa altura, construíram uma ponte em madeira, que foi alvo de críticas porque não oferecia condições de segurança. Mais tarde, esta foi substituída pela ponte Pênsil que oferecia mais segurança, quer para o transporte de bens quer para deslocações.”

Assim, a sessão de 17 de outubro, será conduzida por Olegário Pereira, natural da Trofa. Licenciado em História (2009) e Mestre em História Medieval e do Renascimento (2012) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, presentemente frequenta o Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Meio Ambiente na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil, através de uma bolsa concedida pela FAPERJ (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro) estabelecida pelo convénio FAPERJ / CEPESE (Centro de Estudos da População Economia e Sociedade, Porto).

A atividade realiza-se a partir das 14h00, com receção dos participantes na Casa da Cultura e apresentação teórica do tema, guiado por Olegário Pereira.

De seguida, pelas 15h30, os interessados seguem em visita aos locais históricos da travessia do rio Ave, sendo que as deslocações dos inscritos serão asseguradas pela Câmara Municipal.

As inscrições são obrigatórias e devem ser efetuadas na Casa da Cultura, através do email patrimoniocultural@mun-trofa.pt  ou através do número 252400090, setor de Património Cultural.

 

Programa da atividade:

14h00

Receção aos participantes e Apresentação teórica

Casa da Cultura

15h30

Visita aos locais históricos da travessia do rio Ave (junto ao Parque das Azenhas)

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *